IFPR Coronel Vivida participa de Feira Regional de Sementes Crioulas em Irati/PR – Campus Avançado Coronel Vivida

visita técnica

O IFPR – Campus Coronel Vivida oferece um Projeto de Ensino intitulado “Constituição e propagação de sementes crioulas”. No último dia 16
de setembro de 2022, os participantes desse projeto, além dos estudantes da turma do segundo ano de cooperativismo, na companhia dos professores
Evandro Marcos Leonardi e Paulo de Oliveira Fortes Júnior participaram da 18º Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, que aconteceu no município de Irati/PR.
Um espaço democrático e solidário, pois houve partilha não só do café
da manhã que recepcionou as caravanas, mas também partilha e troca de
sementes entre os participantes. O IFPR – Campus Coronel Vivida se fez
presente com 40 estudantes do ensino médio, dos quais a metade fazem parte do Projeto de Ensino sobre sementes no Campus.
Esses espaços são importantes pois formam uma mentalidade e uma
prática de sensibilidade às questões de multiplicidade de variedades de
sementes, bem como de experiências práticas sobre cultivo e demais cuidados com as plantas. Desperta a sintonia com a natureza e com o calendário lunar, além de dicas práticas na conservação das sementes.
Os estudantes acabaram adquirindo sementes e outros produtos de
artesanato, além de participarem de diferentes oficinas oferecidos na feira. Ao final desse dia, tiveram oportunidade de conhecer o IFPR – Campus Irati.