Atividade Integrada Cultural – Halloween e Día de Los Muertos – Campus Avançado Coronel Vivida

CELIF

Atividade Integrada Cultural – Halloween e Día de Los Muertos

Publicado em

Copiado!

Como uma instituição de ensino que valoriza a pluralidade cultural e linguística, no dia 31 de novembro, o Campus avançado Coronel Vivida promoveu um evento de Intercâmbio Cultural sobre as festividades relativas ao Halloween e ao Día de los Muertos, em que envolveu os componentes curriculares de artes, espanhol e inglês, sob a orientação das professoras, respectivamente, Katyuscia Sosnowski, Caroline Dall Alba e Thiana Nunes Cella. A iniciativa foi de integrar saberes, demonstrar e aproximar os aspectos estrangeiros aos nacionais, decoração, comidas típicas , figurinos e a música tudo em diálogo em um momento cultural promovido no campus na tarde do dia 31.

O Halloween, no Brasil Dia das Bruxas, é uma celebração popular marcante em países de língua anglo-saxônica, comemorada anualmente no dia 31 de outubro. A expressão tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” – Véspera  de Todos os Santos -, pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro, dia de todos os santos. A maioria dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição celta – o festival do Samhaim -, enquanto outros foram agregados com o tempo. Entre os principais elementos estão: as cores laranja e preto; o uso de lanterna de abóbora, denominadas como Jack o’lantern, no inglês; o uso de máscaras e fantasias; utilização de símbolos como fantasmas, esqueletos e morcegos; bem como a prática de perguntar por gostosuras ou travessuras, no inglês, trick or treat.

O “Día de los Muertos” já era celebrado pelos povos nativos mesoamericanos (maias, astecas, purépechas e totonacas), muito antes da conquista espanhola no século XVI e, portanto, é anterior à penetração do cristianismo no continente.

As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a “Dama da Morte” (do espanhol: Dama de la Muerte) – atualmente relacionada a La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada – e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos.

É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo as tradições, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos. Segundo a crença popular, nos dias 01 e 02, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. “Os festeiros” fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Topo