Lançada mais uma edição da Revista IF-Sophia – Campus Avançado Coronel Vivida

IFSOPHIA

Lançada mais uma edição da Revista IF-Sophia

Já está publicada a 25ª edição da IF-Sophia, revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica. A publicação semestral do IFPR é reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – órgão vinculado ao Ministério da Educação – com o qualis B2. Essa é uma forma de classificação proposta pelo governo brasileiro para determinar a qualidade das revistas científicas. O qualis B2 significa que a revista possui artigos de excelência nacional.

O número lançado esta semana apresenta artigos acadêmicos que tratam sobre experiências docentes e investigativas na educação profissional e tecnológica. “Um dos desafios permanentes na educação técnico-científica é a reflexão sobre sua relação com a formação humanística, problematizando os princípios e perspectivas de constituição de sujeitos que objetivamos formar”, explicou o editor-chefe da revista, Profº. Dr. Daniel Salésio Vandresen, docente do componente curricular de Filosofia no campus avançado de Coronel Vivida. Além disso, a publicação também conta com textos multidisciplinares sobre teoria literária, psicologia e filosofia.

A capa é de autoria da aluna Maria Eduarda Nogueira da Silva, estudante do 1º ano do curso técnico em Administração do IFPR de Coronel Vivida. A ilustração foi escolhida por meio de votação popular e ressalta a importância de todos os núcleos existentes na instituição: Núcleo de Estudos em Direitos Humanos (NEDIH); Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE); Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI); Centro de Línguas (CELIF) e Núcleo de Artee Cultura (NAC).

A revista está disponível no link: https://revistas.ifpr.edu.br/index.php/ifsophia.

Nova chamada vai até outubro

De acordo com o professor Daniel, já há a chamada para o envio de novos artigos para a edição que será lançada no segundo semestre de 2023. Os interessados devem enviar artigos até o dia 15 de outubro. A submissão pode ser feita no site https://revistas.ifpr.edu.br/index.php/ifsophia/announcement/view/2.
A nova edição terá como tema “Filosofia e Arte: modos de criar e coexistir no mundo”.

Legenda – A capa da revista foi criada por aluna do IFPR de Coronel Vivida.