Servidor do Campus Coronel Vivida participa do VII ENNEABI – Campus Avançado Coronel Vivida

NEABI

Servidor do Campus Coronel Vivida participa do VII ENNEABI

O servidor Silvio Marcos Dias Santos, bibliotecário do Campus Coronel Vivida do Instituto Federal do Paraná (IFPR), participou do VII Enneabi (Encontro Nacional dos NEABs e NEABIs e grupos correlatos da Rede Federal). O evento ocorreu no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus São João Del Rei e teve como um dos principais temas o desenvolvimento de estratégias para uma educação anti-racista na rede federal de ensino brasileira.

Os NEABs, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros, e NEABIs, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, são instâncias que promovem estudos e discussões sobre as questões étnico-raciais e culturais, visando contribuir para uma educação mais inclusiva e plural. Em Coronel Vivida, existe o NEABI, que se dedica a essas temáticas e conta com a participação de docentes, servidores e alunos.

De acordo com Silvio, o evento proporcionou um espaço importante para a troca de experiências e estratégias no combate ao racismo e na promoção de uma educação mais inclusiva e equitativa.  “O VII Enneabi representou uma oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos e fortalecer as ações desenvolvidas pelo NEABI do Campus Coronel Vivida.”

O encontro reuniu profissionais, pesquisadores e representantes de NEABs e NEABIs de diversas instituições federais de ensino do país, possibilitando a discussão de práticas e políticas que contribuam para a construção de uma educação mais igualitária e respeitosa com a diversidade étnico-racial brasileira.