III SeCIF e XI IFTech registram recorde de público e de trabalhos apresentados – Campus Curitiba

Eventos

III SeCIF e XI IFTech registram recorde de público e de trabalhos apresentados

Publicado em

Copiado!

Mais de 400 pessoas e de 120 projetos de pesquisa, extensão e inovação construíram a edição 2023 dos eventos

O III Secif e a XI IFtech foram realizados no dia 16 de novembro, com o tema “Pioneirismo, ciência e inovação”. Mais de 400 pessoas registraram presença nos eventos e prestigiaram a apresentação de mais de 120 projetos de pesquisa, ensino, extensão, inovação e protótipos. Junto à Feira de Inovação Tecnológica também foi realizada a Mostra de Robótica do IFPR Campus Curitiba. 

O III SeCIF atingiu o objetivo de apresentação de uma grande diversidade de projetos realizados por servidores, estudantes e egressos do IFPR Curitiba, do Colégio Militar do Paraná e de outras cidades do Estado do Paraná. São trabalhos executados em diferentes áreas, por pesquisadores e extensionistas de ensino médio, graduação, pós-graduação e até educadores que desenvolvem projetos nos centros municipais de educação infantil (CMEI) e Escolas Municipais com muitos anos de experiência em sala de aula – por meio do projeto Pesquisa-Ação na escola. É uma oportunidade de troca e de compartilhamento de conhecimento em prol do desenvolvimento científico e formação de novos pesquisadores.  

“Como sempre, depois do SeCIF sou invadida por um sentimento de amor pela ciência, pelas produções empolgantes e pelo aprendizado de todos”, avaliou a professora Berenice Romanelli, que foi orientadora de trabalhos e também avaliadora no GT de Educação. “É sobre o esperançar na educação. Os eventos científicos promovidos no campus refletem a missão do IFPR: produzir ciência a partir de problemas do cotidiano”, destaca. 

A estudante de Processos Fotográficos Thailine Paz, bolsista do programa de extensão Diálogos Inter-raciais ficou muito feliz em ter acompanhado as apresentações dos pôsteres dos colegas. Ela considerou muito enriquecedora a troca de conhecimentos com outros projetos que são desenvolvidos no campus.

Thailine também realizou, pela primeira vez, uma apresentação oral em evento científico. “Fiquei muito ansiosa. Minha família foi assistir e eu apresentei para um professor que admiro muito, que estava atuando como coordenador do GT. Juntou tudo isso. Mas fiquei feliz que tudo deu certo e a experiência foi tão boa que pretendo apresentar em mais eventos”.   

Abertura dos eventos reconheceu o trabalho da equipe Vélos

Na abertura, os professores Danniella Rosa e Wagner Uhlmann e os estudantes Vinícius Liça e Vitor Sales da equipe Vélos contaram sobre como foi o processo de classificação, busca de patrocínios e apoiadores, além das estratégias adotadas para angariar recursos financeiros que tornaram possível que o IFPR participasse da etapa mundial do F-1 in Schools, que aconteceu em Singapura. Com muitas fotos e bom humor, Danniella Rosa também explicou sobre a estrutura e peculiaridades da competição, falou sobre os ganhos para os estudantes, o que significa para uma escola pública como o IFPR conseguir participar da competição e todo o legado que esse processo deixou. 

O Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR Campus Curitiba,  Vilmar Fernandes, representando a Comissão Organizadora dos eventos, agradeceu a participação dos estudantes e servidores autores, que inscreveram seus trabalhos de pesquisa, extensão e inovação e também aos avaliadores que compuseram a Comissão Científica dos dois eventos. 

Os professores Adriano Willian e Giancarlo Aguiar, respectivamente, diretor-geral e de ensino do IFPR Campus Curitiba, também prestigiaram a abertura e ressaltaram a importância dos eventos para a comunidade acadêmica e para o papel do IFPR.

Texto: Profa. Patrícia Meyer

Confira as fotos

Topo