Círculo de Leitura Nesef/UFPR e Programa Loucos pela Vida/IFPR anunciam agenda do segundo semestre – Campus Curitiba

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Círculo de Leitura Nesef/UFPR e Programa Loucos pela Vida/IFPR anunciam agenda do segundo semestre

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O Círculo de Leitura “Diálogos Críticos em Educação e Cultura”, promovido pelo Nesef/UFPR e pelo Programa Loucos pela Vida/IFPR, divulgou a agenda de encontros para o segundo semestre de 2023. As sessões ocorrerão na Sala 215 do Campus Rebouças da UFPR, das 9h às 12h, a partir do dia 26 de agosto.

Neste semestre, os participantes terão a oportunidade de explorar textos de autores consagrados, juntamente com obras escritas por professores da rede estadual de educação do Paraná. Esses professores são participantes frequentes do projeto de Círculos de Leitura, que vem sendo desenvolvido há alguns anos.

Para ter acesso aos textos discutidos no primeiro encontro, entre em contato com a professora Adriana Pellanda Gagno pelo e-mail adriana.gagno@ifpr.edu.br.

Confira a agenda

Tema: A perspectiva do humano ante o fascismo

Primeiro encontro (26/08): VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Abertura: Fascismo Eterno, de Umberto Eco – Por: Pedro Elói Rech
Mesa: Clarice Martins de Souza Batista e Osvaldo Alves de Araújo
Indicação de leitura:
1) Livro II [Mercantilização da educação pública no Paraná]: Cap. VII – Constrangimento e Assédio: a cultura do “atismo”;
2) Ódio aos professores – Texto de Fernando Penna.

Segundo encontro (30/09): PLATAFORMIZAÇÃO DO ENSINO E ANULAÇÃO DO TRABALHO CRIATIVO
Mesa: Luiz Paixão, Jucimara Bora Ramos e Ademir A. Pinhelli Mendes (diálogo com estudantes)
Indicação de leitura:
1) Livro I [Aulas não presenciais em tempos de pandemia], Cap. I – A implantação das aulas não presenciais no Paraná: uma crônica de morte anunciada;
2) Livro II [Mercantilização da educação pública no Paraná], Cap. XII – Uso de plataformas digitais no ensino de língua portuguesa: a negação da perspectiva interacionista de linguagem e o fim da autonomia docente;
3) Livro de Antônio Joaquim Severino: Cap. X – O homem, a natureza e o trabalho: a ordem econômica da sociedade.

Terceiro encontro (28/10): AUTORITARISMO NA ESCOLA: QUESTÕES DE GESTÃO
Mesa: Elizabete dos Santos Maranhão, Pedro Elói Rech e Sandra Soceki da Rocha
Indicação de leitura:
1) Livro II [Mercantilização da educação pública no Paraná], Cap. III – O poder do povo versus o poder de poucos: a gestão democrática preterida pela gestão empresarial no âmbito educacional;
2) Livro II [Mercantilização da educação pública no Paraná], Cap. IV – A gestão democrática na escola como ferramenta para a promoção da qualidade da educação;
3) Texto de Karl Marx: Crítica do Programa de Gotha.

Quarto Encontro (25/11): O ADOECIMENTO DO TRABALHADOR/A EM EDUCAÇÃO
Mesa: Adriana Pellanda Gagno, Everton Marcos Grison e Thaís Catharin
Indicação de leitura:
1) Livro I [Aulas não presenciais em tempos de pandemia], Cap. X – Quem vai pagar essa conta?;
2) Livro II [Mercantilização da educação pública no Paraná], Cap. XIV – “Outubros em abril”: currículo, cultura e saúde mental dos docentes das escolas públicas paranaenses;
3) Texto de Joana Alice Ribeiro de Freitas e Caio Antunes.

Quinto encontro (09/12): ESCOLA PARA POBRES E ESCOLA PARA RICOS? REVOGA NEM
Mesa: Monica Ribeiro, Valéria Arias e Sócrates
Indicação de leitura:
1) Livro II [Mercantilização da educação pública no Paraná], Cap. XXI – Manifesto pela revogação da Lei 13.415 e da Emenda Constitucional 95;
2) Texto de Fernando Horta: Fui convidado para secretário de Educação.

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