Círculo Online de Socialização das Leituras e Estudos do Pensamento de Paulo Freire – Campus Curitiba

formação

Já está no ar o Círculo Online de Socialização das Leituras e Estudos do Pensamento de Paulo Freire. Este Círculo Online marca o encerramento do Curso de Extensão de 70 horas “Leituras e Estudos do Pensamento de Paulo Freire”. Aproximadamente 100 grupos de leituras participam deste programa de formação.

Os Ciclos de Leituras e Estudos do Pensamento de Paulo Freire são organizados por uma coordenação colegiada interinstitucional composta pelos seguintes professores e instituições: pelos núcleos sindicais da APP, Curitiba Norte e Londrina (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), com os professores Luiz Carlos Paixão da Rocha, Bernardo Kestring, Sebastião Donizete Santarosa e Pedro Eloi Rech; pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, com a professora Adriana Pellanda Gagno; pelo NESEF – Núcleo de Estudos do Ensino de Filosofia, com o professor Geraldo Balduíno Horn e pelo Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, com a professora Maria Aparecida Zanetti.

A partir da leitura do livro Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, de setembro de 2019 a março de 2020, os/as integrantes dos grupos de leituras realizaram cinco encontros de estudos e debates. Nestes encontros, os/as cursistas aprofundaram os temas suscitados pela leitura, relacionando-os aos dilemas e desafios humano-pedagógicos do mundo contemporâneo.

A autogestão dos grupos foi um dos pontos marcantes do curso. A partir de roteiros de estudos e materiais orientados pela Coordenação do Ciclo, os grupos se organizaram de acordo com a sua realidade cotidiana. Grupos foram criados em escolas, residências, bibliotecas, livrarias, dentre outros lugares. O curso contou com a participação de professores(as), funcionários(as) da educação infantil à superior, da rede pública, da rede privada, estudantes, servidores públicos(as), profissionais liberais e lideranças sociais.

O Círculo Online de Socialização das Leituras e Estudos do Pensamento de Paulo Freire é um espaço virtual para a socialização e compartilhamento de produções dos cursistas que integraram os grupos de leituras e estudos presentes em todas as regiões do Paraná, e também com um grupo em Goiânia (GO). A atividade substitui os Simpósios Regionais de Encerramento que ocorreriam presencialmente neste mês de abril, e foram suspensos pela Coordenação do Curso em virtude da prevenção à pandemia do coronavírus.

O Círculo Online se iniciou no dia 3 de abril e se estenderá até 20 de abril de 2020.

Para acessar o Círculo Online de Socialização das Leituras e Estudos do Pensamento de Paulo Freire, e interagir com os cursistas, basta solicitar a entrada no Grupo do Ciclo de Leituras e Estudos do Pensamento de Paulo Freire, no Facebook, no seguinte endereço eletrônico:

Para conhecer melhor o Projeto curta a Página: