Clube de reforço do IFPR é tema de palestra em evento nacional – Campus Curitiba

Clube de reforço do IFPR é tema de palestra em evento nacional

No último sábado, dia 28 de outubro de 2023, o professor Roberto Medeiros ministrou uma palestra sobre curso de extensão Clube de Reforço do IFPR – Campus Curitiba. O evento foi parte integrante da Conferência da Academia Cearense de Matemática (ACM), um encontro de relevância nacional que reuniu profissionais e entusiastas da Educação de todo o Brasil.

Sobre o Clube de Reforço do IFPR

O curso de extensão Clube de Reforço do IFPR – Campus Curitiba oferece complementação em Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Linguagens em um programa de 20 horas, com aulas gravadas e atividades online, encontros presenciais com a participação de estagiários da Licenciatura em matemática da UFPR proporcionando autonomia aos estudantes. O reforço escolar em matemática tem raízes antigas na história da educação, com ênfase na abordagem individualizada para preencher lacunas no aprendizado. A tensão entre a matemática como campo disciplinar e o ensino de matemática no Brasil remonta às décadas de 1930 e 1940. Do ponto de vista científico, a eficácia do reforço escolar é respaldada por teorias como a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e a aprendizagem significativa de Ausubel. Além disso, nossos resultados demonstraram a eficácia do reforço escolar, utilizando tecnologias educacionais e tutoria individualizada. Essas abordagens práticas têm o potencial de reduzir a evasão escolar e melhorar a preparação dos alunos para o ensino superior e o mundo do trabalho.