Convite para evento: “Violência(s) na escola: isso é da nossa conta!”  – Campus Curitiba

Convite para evento: “Violência(s) na escola: isso é da nossa conta!”

Nos dias 10 e 11 de agosto, das 8h às 18h, o IFPR Campus Curitiba sediará o evento “Violência(s) na escola: isso é da nossa conta!”, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, com diversas parcerias e apoios, dentre as quais a do Programa Loucos pela Vida/IFPR, bem como da direção de ensino do campus. O público esperado é de educadores, psicólogos e estudantes de Psicologia, trabalhadores da Educação, profissionais e estudantes de áreas afins.

Inscrições gratuitas e programação neste link: https://crppr.org.br/evento/violencias-na-escola-isso-e-da-nossa-conta/

“A violência recente nas escolas torna urgente a ampliação da atenção a docentes, estudantes, profissionais da comunidade escolar e famílias. A fim de provocar a Psicologia para uma atuação atenta a questões estruturais e violações de direitos, além dos diagnósticos e da atuação clínica, o CRP-PR realiza a jornada Violência(s) na escola: isso é da nossa conta!, nos dias 10 e 11 de agosto, em Curitiba.

O evento pretende reunir, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), parlamentares, profissionais de Psicologia e de outras áreas para construir uma cultura de paz e debater como a atenção às comunidades escolares e seus entornos – com atuação multiprofissional voltada ao resguardo e acesso a direitos – pode mitigar a ocorrência de episódios violentos.

As reflexões serão desenvolvidas em palestras e mesas redondas que destacam as estratégias para enfrentamento da violência na educação, além de práticas desenvolvidas nas escolas por equipes multiprofissionais. A jornada também pretende discutir a constituição de subjetividades no contexto das fake news, as quais buscam desvalorizar o espaço escolar, em um movimento contrário ao que este ambiente representa socialmente.

Os propósitos do evento e de toda a sua programação encontram respaldo nos fundamentos da Psicologia, cujo exercício deve primar pela promoção da igualdade, do respeito ao sujeito humano e seus direitos fundamentais. Além disso, a jornada põe em prática o Planejamento Estratégico do CRP-PR, fomentando o combate a violências e opressões, assim como oferecendo à categoria subsídios necessários a práticas promotoras de direitos humanos.

Atenção: a participação na jornada Violência(s) na escola: isso é da nossa conta! é gratuita, mas requer inscrição prévia, já que as vagas são limitadas. Após a conclusão do evento, participantes receberão certificado.”