Encontro entre representantes do IFPR/Campus Curitiba e do Instituto Politécnico de Beja de Portugal – Campus Curitiba

Cooperação Internacional

Na última sexta-feira (13), o professor Vilmar Fernandes, Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR/Campus Curitiba, reuniu-se com os professores do Instituto Politécnico de Beja – (IPBeja de Portugal), João Alberto Mendes Leal, Vice-Presidente do IPBeja, e Paulo Cavaco, Administrador do IPBeja.

O objetivo do encontro foi assinar uma “Carta de Intenções para Cooperação Internacional” entre o IFPR/Campus Curitiba e o IPBeja. Dentre os compromissos firmados na Carta, destacam-se a mobilidade de estudantes de graduação de ambas as instituições para estudarem ou desenvolverem projetos de pesquisa na forma de intercâmbio e a mobilidade de servidores (docentes e técnicos) para cursar disciplinas isoladas nos cursos de mestrado do IPBeja.

Já na segunda-feira (16), a Coordenadora de Pesquisa do IFPR/Campus Curitiba, Gislaine de Fátima Filla, a Coordenadora de Extensão do IFPR/Campus Curitiba, Marianna Angonese Frankiv, bem como o professor Vilmar, reuniram-se com a aluna do IPBeja, Karina Santos Silvério, oriunda do IFSC/Campus Lages, que está cursando graduação em Tecnologia Bioanalítica. De acordo com Karina, que se colocou a disposição para tirar possíveis dúvidas dos interessados em estudar naquela instituição, “está sendo muita válida a experiência de estudar no IPBeja”.

Por fim, o próximo passo será a Coordenadoria de Relações Internacionais do IFPR formalizar um protocolo de cooperação e possibilitar as ações de intercâmbio. O professor Vilmar ressaltou que “a cooperação entre o IFPR/Campus Curitiba e o IPBeja possibilitará excelentes oportunidades para alunos e servidores de ambas as instituições”.

Por: Vilmar Fernandes e Leandro José Araújo.