Experiência internacional enriquece formação de estudantes do IFPR Campus Curitiba – Campus Curitiba

Cooperação Internacional

Estudantes do IFPR CAMPUS CURITIBA no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal

Os estudantes Marcelo Viana de Castilho, aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Fernanda Biss e Ana Paula Pingos Ramos, ambas alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, estão desde fevereiro deste ano em Portugal vivendo uma experiência de mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança – IPB.

Marcelo está matriculado na Escola Superior de Educação para cursar um semestre no Mestrado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), aplicado na Educação e Formação. Já as estudantes Fernanda e Ana Paula estão matriculadas no curso de graduação em Pedagogia do IPB.

Os alunos foram selecionados por meio de edital do Programa de Cooperação internacional entre o IFPR e o IPB. O processo de seleção levou em conta a produção científica e o rendimento acadêmico dos candidatos, dentre outros critérios estipulados pelas duas Instituições.

Além disso, os estudantes contam que tiveram conhecimento do referido edital através de uma palestra promovida pela Assessoria de Relações Internacionais do IFPR, com a finalidade de divulgar o Programa Internacional IFPR-IPB, e se dizem gratos por todo o apoio recebido de ambas as Instituições para que essa experiência fosse possível.

Programa Internacional IFPR-IPB

• O Programa de Internacionalização do IPB tem a duração de seis meses a um ano, ou seja, um ou dois semestres;
  • Durante a formação em Portugal, os alunos selecionados poderão usufruir dos programas de internacionalização do IPB, como, por exemplo, do Programa Erasmus e seus respectivos apoios à mobilidade europeia;
  • Neste convênio com o IPB, os alunos selecionados foram isentos dos pagamentos das mensalidades (propina) e das taxas da Instituição no período de estudos.

Convênios e parcerias internacionais

A Assessoria de Relações Internacionais do IFPR promove todos os anos a mobilidade internacional de alunos, principalmente os de graduação, que se deslocam para fazer de seis meses a um ano de graduação (ou outros cursos) no exterior.

Apesar de contar com outros convênios e parcerias, atualmente, o foco principal é o IPB, em Portugal.

De acordo com o Assessor de Relações Internacionais do IFPR, prof. Cléber Fernando Serafin,

“nos últimos dois anos mais de 150 alunos do IFPR já participaram dos programas de mobilidade internacional, entre cursos de curta, média e longa duração”.

Mais informações podem ser obtidas junto à Assessoria de Relações Internacionais do IFPR, pelo site ifpr.edu.br/internacional ou e-mail internacional@ifpr.edu.br.