Estudantes de Produção de Áudio e Vídeo realizam entrevistas e reportagens sobre Direitos Humanos – Assista agora no YouTube do Campus Curitiba! – Campus Curitiba

estudantes

Os estudantes de primeiro período do curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo (PAV) do IFPR Campus Curitiba tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos na disciplina de Projeto Multidisciplinar I. A temática escolhida para os exercícios foi Direitos Humanos, e os alunos foram responsáveis pela produção, captação, edição e finalização de diferentes produtos audiovisuais, como entrevistas, reportagens e integração desses conteúdos em um programa de telejornal.

Assista tudo aqui!

Entrevistas com personalidades relevantes

Dentre as atividades realizadas, os estudantes produziram entrevistas com figuras importantes no cenário brasileiro. A Deputada Ana Julia Ribeiro, conhecida por sua atuação no movimento estudantil, discutiu sua trajetória e as ações que vem realizando para a revogação do novo ensino médio. Já a educadora Gabriela Viola abordou a relação entre Direitos Humanos e Educação, além dos desafios enfrentados pelas escolas na inserção dos jovens no mercado de trabalho. O ativista Toni Reis trouxe à tona questões relacionadas ao preconceito e compartilhou sua experiência na defesa da causa LGBTQIA+ no Paraná.

Reportagens sobre Direitos Humanos

No âmbito das reportagens, os estudantes do curso PAV produziram seis materiais jornalísticos que abordaram diferentes questões relacionadas aos Direitos Humanos. Entre os temas abordados, destacam-se a saúde mental dos profissionais de enfermagem, a insegurança alimentar, as contradições do sistema prisional e a violência contra as escolas.

Confira a lista de reportagens:

Importância do ensino técnico
Na reportagem do estudante Gabriel Catarina, é abordada a importância do ensino técnico para melhores oportunidades no mundo do trabalho. O diretor de ensino, Giancarlo Aguiar é um dos entrevistados.

Ataques em escolas
A violência contra as escolas foi tema da reportagem de Letícia Schevisbisky. Os últimos cinco anos trouxeram um aumento significativo de ataques armados em escolas no Brasil. Para mostrar a complexidade do tema, o pesquisador André Bakker, do Instituto Aurora e o professor Thiago Divardim de Oliveira trazem algumas reflexões.

Marmita Solidária
A insegurança alimentar se tornou ainda mais evidente no pós-pandemia e iniciativas como o projeto social Marmita Solidária tentam reverter esse cenário. O estudante Hussein Taha conversou com pessoas beneficiadas e com Livia Santin sobre o tema.

Direitos dos presidiários
A ressocialização de pessoas que passam pelo sistema prisional brasileiro é um desafio, assim como entendê-los também como pessoas dignas da manutenção de seus direitos. A reportagem de Gustavo Menegusso mostra as contradições neste assunto.

Evasão do ensino técnico

A pesquisadora Érika Santana e a assistente social Tânia Incerti foram entrevistadas em reportagem que trata dos desafios da assistência estudantil e de demais ações voltadas para conter a evasão no ensino técnico. A reportagem é de Gutto Correa.

Saúde psicológica dos enfermeiros

Os profissionais da saúde foram fortemente pressionados durante a pandemia e passaram por grandes provações, por isso, o estudante Valdinei Batista tratou do tema saúde mental dos enfermeiros, mencionando o quanto é necessário estar atento ao cuidado com esses profissionais que tanto auxiliam em nosso bem-estar.

As atividades contaram com intenso envolvimento dos professores que atuam no curso (PAV), e foram supervisionadas pela professora Patrícia Meyer e pelo técnico Cássio Dal’ Ponte.

Essa experiência permitiu que os estudantes do curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo do IFPR Campus Curitiba colocassem em prática seus conhecimentos, desenvolvessem habilidades importantes na área e contribuíssem para a promoção dos Direitos Humanos através de produções audiovisuais.