II SEPIN abre inscrições para participantes e trabalhos; evento traz novidades em 2013 – Campus Curitiba

Estão abertas as inscrições para o II Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (SEPIN) do IFPR. O evento, que congrega anualmente estudantes de todos os câmpus da instituição, será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro de 2013, no Câmpus Paranaguá. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, no formulário eletrônico disponível na página do SEPIN. Estudantes regularmente matriculados em cursos do IFPR, servidores e demais interessados da comunidade externa poderão participar. É obrigatória e preferencial a participação de alunos bolsistas vinculados a programas de Iniciação Científica e Extensão em vigência.

O SEPIN é o maior evento do IFPR, promovido pela Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (PROENS). O seminário busca promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências. “A segunda edição do SEPIN foi concebida a partir de uma perspectiva de formação plena, em que a pesquisa, a extensão e a inovação atuam de forma conjunta com o ensino. Nosso grande objetivo é que o seminário seja um espaço para que a comunidade interna do IFPR inicie a discussão de como estas áreas podem atuar de forma integrada”, explica o Diretor de Pesquisa do IFPR, professor Ezequiel Burkarter.

Essa nova perspectiva vem expressa na logomarca do evento, que em 2013 ganhou um expoente 2 junto à letra “E”. Agora, além de extensão, ela também significa o ensino. A nova grafia vai além da tentativa de manter o nome do evento. É também uma alusão à famosa equação formulada por Albert Einsten para explicar a Teoria da Relatividade. “Essa teoria foi um rompimento com a visão mecanicista do universo: o espaço e tempo não são mais encarados como entidades absolutas, elas são entidades relativas. Você tem ali uma quebra de paradigmas. Então, a mensagem que tentamos expressar algebricamente é que um rompimento com o paradgma de separação: é possível, sim, integrar o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão”, afirma Burkarter.

Novidades

Em 2013, além da apresentação de pôsteres dos trabalhos inscritos, estão previstas, ainda, a realização de uma feira que reunirá o trabalho das participantes do Mulheres Mil nos Câmpus do IFPR e também a Feira do IFTech, que reunirá os melhores trabalhos apresentados nos câmpus do IFPR. Além disso, nesta segunda edição, o SEPIN apresenta e põem em prática seu caráter itinerante, sendo realizado no Câmpus Paranaguá. O Câmpus, um dos mais antigos em funcionamento, completa cinco anos de atuação junto à comunidade do litoral paranaense.

Inscrições

As inscrições em todas as modalidades são gratuitas e necessárias para a escolha das atividades de interesse.

O evento será composto por quatro modalidades de apresentação e discussão de trabalhos:
a) comunicação oral: apresentação oral de produção científica e tecnológica;
b) pôster: apresentação com exposição gráfica de produção científica e tecnológica;
c) oficina/grupo de trabalho: ambiente destinado ao desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e habilidades com discussão de temas específicos;
d) apresentação artística: apresentação de atividade cultural desenvolvida no IFPR.

As inscrições serão feitas através de formulários online disponíveis na página do SEPIN. Estarão disponíveis cinco formulário:
a) FORMULÁRIO 1: INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTES – Todos os participantes do SEPIN devem preencher;
b) FORMULÁRIO 2: APRESENTAÇÃO DE PÔSTER – Destinado à inscrição do trabalho. Cada trabalho deve ser inscrito uma única vez, independentemente do número de autores e apresentadores. Um resumo do trabalho deverá ser incluído para publicação nos anais do evento. No ato da inscrição, é possível optar por fazer também a Comunicação Oral;
c) FORMULÁRIO 3: APRESENTAÇÃO CULTURAL – Destinado à inscrição de grupos de apresentação cultural. Cada apresentação deve ser inscrito uma única vez, independentemente do número de integrantes do grupo;
d) FORMULÁRIO 4: PARTICIPAÇÃO EM OFICINA/GRUPO DE TRABALHO – Destinado aos interessados em participar de Oficinas/Grupos de Trabalho;
e) FORMULÁRIO 5: INSCRIÇÃO DE AVALIADORES – Destinado aos interessados em participar como avaliadores dos trabalhos inscritos.

As inscrições são obrigatórias para assegurar o credenciamento, o acesso às atividades da
programação do evento e a entrega dos certificados de participação e de trabalho apresentado. O resultado com as inscrições aprovadas será divulgado no site do IFPR até o dia 30/09/2013.

Outras informações estão disponíveis no Regulamento do II SEPIN.

Primeira edição do evento

A primeira edição do evento foi realizado entre os dias 04 e 06 de dezembro de 2012 e contou com alta adesão do corpo discente e dos servidores da instituição. Foram apresentados 290 trabalhos de pesquisa e inovação dos 14 câmpus do IFPR.

Saiba mais…

Trabalhos de estudantes do IFPR surpreendem pela inovação e aplicabilidade

SEPIN: Uma grande vitrine para a Pesquisa, Extensão e Inovação