Inscrições abertas para a terceira edição do Diálogos Inter-raciais – Campus Curitiba

Eventos

Inscrições abertas para a terceira edição do Diálogos Inter-raciais

Publicado em

Copiado!

“Diálogos Inter-raciais” é um projeto de extensão realizado por meio da parceria entre o Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR Campus Curitiba. A primeira edição aconteceu em novembro de 2020, a segunda edição, em abril e maio de 2021 e a terceira edição será realizada nos meses de novembro e dezembro de 2021.

São quatro encontros on-line seguindo a metodologia de círculos de diálogo, de Kay Pranis, com os seguintes temas: “Qual a cor da sua pele?”; “Você conhece a sua história?”; “Quem ou o que narra a sua história?”; “Relações inter-raciais?”. Os encontros são gratuitos, abertos e acontecem nos dias 23/11, 25/11, 30/11 e 02/12, das 16h às 18h.

Racismo no Brasil, posicionamento antirracista, empoderamento da população negra e indígena e branquidade crítica são assuntos em discussão por meio do projeto Diálogos Inter-raciais.

A ideia do projeto é oportunizar um espaço saudável de diálogo e construção de conhecimento sobre o racismo. Na terceira edição, mais uma vez, os estudantes do curso Técnico em Eventos do IFPR estão participando da organização.

Os bate-papo online são permeados por expressões expressões artístico-culturais (músicas e vídeos) que tratam do tema. As inscrições estão abertas pelo link e são limitadas. Todas as pessoas interessadas podem participar das conversas.

O projeto conta com o apoio do projeto de extensão Loucos pela vida do IFPR, do Coletivo Manifesto Preto Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Veja as datas e pautas de cada encontro e inscreva-se naquele que quiser (ou em todos):

Encontro 1: Qual a cor da sua pele?
23/11 (terça-feira), das 16h às 18h
Pontos de reflexão:
Raça x Etnia;
Colorismo.

Encontro 2: Você conhece a sua história?
25/11 (quinta-feira), das 16h às 18h
Pontos de reflexão:
Preservação ou não das histórias dos nossos antepassados;
Anulação ou distorção das histórias dos povos indígenas e dos povos africanos escravizados quando os europeus chegaram no Brasil.

Encontro 3: Quem ou o que narra a sua história?
30/11 (terça-feira), das 16h às 18h
Pontos de reflexão:
Lugar de fala;
Limitação das identidades negras às suas dores.

Encontro 4: Relações inter-raciais?
02/12 (quinta-feira, das 16h às 18h
Pontos de reflexão:
Solidão da mulher negra;
Padrões de relacionamentos interpessoais que são reforçados pela indústria cultural.

Acesse o link e faça sua inscrição.

Texto: organização do evento

 

Topo