Neabi IFPR Campus Curitiba e Instituto Aurora promovem grupo de estudos sobre Educação em Direitos Humanos – Campus Curitiba

NEABI

A pergunta é frequente, mas a resposta ainda suscita divergências. Qual a importância em debater Direitos Humanos na escola? Ou, por que a discussão sobre Direitos Humanos tem se mostrado urgente e necessária, não apenas em uma perspectiva de tema transversal, mas como inerente à Educação?

Visando contribuir para a formação em Direitos Humanos dos Educadores do IFPR, estudantes e também da comunidade externa, uma parceria entre o Neabi IFPR Campus Curitiba e o Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos irá ofertar, durante o segundo semestre de 2021, o grupo de estudos on-line “Primeiros passos para Educar em Direitos Humanos”. São 15 vagas para encontros quinzenais que acontecem às segundas, das 14h às 16h. As inscrições estão abertas até dia 09, e o primeiro encontro é dia 16 de agosto.

O link para inscrições é: https://bit.ly/primeirospassos_edh

A iniciativa é parte do projeto de extensão Diálogos Inter-raciais e tem como objetivo compreender os Direitos Humanos em sua essência a partir de uma perspectiva formativa elementar, baseada na diversidade social e cultural, na empatia, na solidariedade e na tolerância.

No IFPR, a Resolução nº 72, de 20 de dezembro de 2018, institui o Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos (PIDH) e salienta a importância de ações socioeducativas nesta perspectiva, assim como para a formação continuada de servidores.

Saiba mais

Cada encontro do grupo de estudos é composto por atividades síncronas com duas horas de duração – videoconferências – e atividades assíncronas – destinadas a leitura prévia dos textos, também com duração de duas horas. Ao fim dos oito encontros é esperado que os participantes: compreendam o que são e qual a importância dos direitos humanos;  do que se trata a educação em direitos humanos; estejam familiarizados com os mais importantes autores e autoras da educação em direitos humanos e com conceitos básicos da área; sintam-se mais capazes de incorporar temas relacionados aos direitos humanos em sua prática; aprimorem seu repertório teórico sobre os temas.

Coordenação: André Bakker (Instituto Aurora), Patrícia Meyer (IFPR/Campus Curitiba) e Cássia Cristina Moretto da Silva (IFPR/Campus Curitiba).

Facilitação: André Bakker (Instituto Aurora)

Público alvo: professoras, professores, técnicas e técnicos administrativos do IFPR e da comunidade externa interessadas e interessados em aprender mais sobre direitos humanos, educação, empatia e solidariedade e que desejem incorporar esses temas em suas vidas, estudos e profissões. **Estudantes do IFPR também podem participar, mas o grupo foi elaborado com o propósito de formação de educadores.

Número de Participantes: Até 15 pessoas

Certificação: 32 horas

*Serão considerados como concluintes passíveis de certificação todos os inscritos que participarem ao menos em 75% das atividades do grupo de estudos.

Cronograma de encontros:

Sempre às segundas-feiras, das 14 às 16h.

I e II Encontro: 16/08/2021 e 30/08/2021

Título: História e fundamentos dos Direitos Humanos

Temas: introdução aos direitos humanos; marcos históricos; princípios; debates atuais

III e IV Encontro: 13/09/2021 e 27/09/2021

Título: A Educação em Direitos Humanos

Temas:  introdução à educação em direitos humanos; documentos importantes; a necessidade da EDH nas escolas brasileiras.

V e VI Encontros: 04/10/2021 e 18/10/2021

Título:  Educar em Direitos Humanos: empatia, tolerância e solidariedade

Temas: o papel da empatia para a educação; o desenvolvimento da tolerância e da solidariedade por meio da educação em direitos humanos.

VII e VIII Encontros: 08/11/2021 e 22/11/2021

Título: Educar em Direitos Humanos: da teoria à prática

Temas: troca de experiências; começando a incorporar os direitos humanos na prática educativa.

Para mais informações ou inscrições: https://bit.ly/primeirospassos_edh

Texto: Profa. Patrícia Meyer