Olimpíada Internacional de Física e Cultura convida Marcos Juliano Ofenbock, autor do livro A Verdadeira Ilha do Tesouro, para participar do Comitê IPhCO 2020 – Campus Curitiba

Eventos

Em novembro de 2020 acontecerá a quarta edição da Olimpíada Internacional de Física e Cultura – 4ª IPhCO. Esse ano a olimpíada vai contar algumas das histórias e lendas mais interessantes de Curitiba.

Uma verdadeira viagem no tempo para levar o estudante a Curitiba do início do século passado. Além disso, a equipe da olimpíada preparou uma novidade: o escritor Marcos Juliano Ofenbock aceitou o convite para colaborar com a elaboração de uma das questões. Marcos passou quinze anos pesquisando uma das lendas mais curiosas de Curitiba: a Lenda do Pirata Zulmiro.

Através de sua pesquisa o autor resgatou uma história incrível que une, em uma só pessoa, três personagens diferentes: um oficial da marinha inglesa, um pirata, e um morador da cidade de Curitiba. O trabalho de resgate dos documentos ligados à história do pirata, um verdadeiro quebra-cabeças, revelou que a lenda do pirata Zulmiro é uma história possível. Trata-se, talvez, da história do último capitão pirata do mundo.

Francis Hodder, um oficial da marinha inglesa, que ingressou na pirataria com o nome de Zulmiro e, alguns anos depois, estabeleceu residência no Brasil e adotou o nome de João Francisco Inglez, é o pirata curitibano. Mas a história do pirata é também a história do fabuloso tesouro escondido na Ilha da Trindade e de todas as expedições que tentaram decifrar o “Mapa do Tesouro”.

O livro A Verdadeira Ilha do Tesouro – As Crônicas do Pirata Zulmiro, do pesquisador Marcos Juliano, foi lançado no ano passado e está com suas edições quase esgotadas. Foi traduzido para o inglês e está sendo divulgado por escolas, pela Prefeitura de Curitiba, pelo Museu Paranaense e por representantes do Reino Unido no Brasil. Mas a história parece não querer ficar restrita às páginas do livro. Por isso, a história do Pirata Zulmiro está sendo contada em um documentário, pode ainda se tornar um jogo de videogame e até mesmo um filme da Disney!

A equipe da IPhCO e o escritor Marcos Juliano estão trabalhando para transformar a história da Ilha do Tesouro em uma Questão da IPhCO muito especial. Será uma volta ao passado de Curitiba e uma imersão na fascinante saga do livro.

Se você é estudante do ensino médio, não deixe de participar desta edição da IPhCO. Venha caminhar conosco para tentar descobrir as verdades escondidas por trás da Lenda do Pirata!

Texto: Equipe da IPhCO