Notícias

Os resultados finais do Processo de Consulta 2015 foram homologados. Confira a lista dos eleitos:

Publicado em

Com 38,98% dos votos, o Professor Ezequiel Westphal é eleito Reitor do Instituto Federal do Paraná. Os resultados finais do Processo de Consulta 2015 foram publicados nesta quarta-feira (13) pela Comissão Central na página Processos de Consulta. O Edital Nº 28/2015 apresenta os resultados para Reitor e Diretores-Gerais dos Câmpus Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá, e o Edital Nº 29/2015 apresenta os resultados para Diretores-Gerais pro tempore. Os percentuais de votação finais foram calculados levando-se em conta o quantitativo total de eleitores aptos a votar.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, em 1988 Westphal iniciou a profissão de educador nas comunidades da periferia de Curitiba, atuando na formação de lideranças populares e na rede pública municipal da região metropolitana. Lecionou no magistério da educação básica em vários colégios de Curitiba e no interior, trabalhando com ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, EJA e pré-vestibular. No magistério superior, foi professor nos cursos de graduação em Filosofia, História e Pedagogia; nos cursos de pós-graduação lato sensu, nas áreas de Ciências Humanas e Educação.

Servidor público da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desde 2008, assumiu, em 2011, o cargo de Pró-Reitor de Ensino do IFPR, sendo responsável, entre outras atividades, pela gestão, supervisão e construção coletiva das políticas de ensino e demais projetos educacionais na instituição. Atua, como pesquisador, nos seguintes temas: políticas públicas de educação profissional e tecnológica; movimentos sociais urbanos e rurais; comunidades tradicionais; novas dinâmicas e mudanças das religiosidades populares; teologia da libertação.

“O Processo de Consulta ocorreu dentro da normalidade, tendo sido observado pelo MEC, conforme solicitação do próprio IFPR”, afirma o Reitor Substituto, Valdinei Henrique da Costa, referindo-se ao Ofício nº 074/2015, enviado no dia 22 de abril ao Ministro de Estado da Educação, Renato Janine Ribeiro. “Além disso, a Justiça Federal decide pela legalidade do Processo”, complementa, citando a decisão a mandado de segurança impetrado.

Conforme o regulamento para escolha de Reitor e Diretores-Gerais dos Câmpus Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá, publicado pela Comissão Central, o mandato “será de 4 (quatro) anos com vigência no quadriênio de 2015/2019″.

Diretores-Gerais dos Câmpus Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá

Conforme o Edital Nº 28/2015, foram eleitos os seguintes Diretores-Gerais, cujo mandato será de 4 (quatro) anos, com vigência no quadriênio 2015/2019:

Câmpus Curitiba
Diretor-Geral – Adriano Willian da Silva, eleito com 30,19% dos votos.

Câmpus Foz do Iguaçu
Diretor-Geral – Nelson de Castro Neto, eleito com 61,51% dos votos.

Câmpus Paranaguá
Diretor-Geral – Roberto Teixeira Alves, eleito com 62,19% dos votos.

Diretores-Gerais pro tempore

Conforme o Edital Nº 29/2015, foram eleitos os seguintes Diretores-Gerais pro tempore, cujo mandato será de 4 (quatro) anos, com vigência no quadriênio 2015/2019, conforme o regulamento para escolha de Diretores-Gerais pro tempore.

Câmpus Assis Chateaubriand
Diretor-Geral pro tempore – José Provetti Junior, eleito com 50,27% dos votos.

Câmpus Campo Largo
Diretor-Geral pro tempore – João Cláudio Madureira, eleito com 47,61% dos votos.

Câmpus Cascavel
Diretor-Geral pro tempore – Luiz Carlos Eckstein, eleito com 82,11% dos votos.

Câmpus Irati
Diretora-Geral pro tempore – Ana Claudia Radis, eleita com 72,48% dos votos.

Câmpus Ivaiporã
Diretor-Geral pro tempore – Onivaldo Flores Junior, eleito com 42,21% dos votos.

Câmpus Jacarezinho
Diretor-Geral pro tempore – Rodolfo Fiorucci, eleito com 45,24% dos votos.

Câmpus Londrina
Diretor-Geral pro tempore – Marcelo Lupion Poleti, eleito com 49,29% dos votos.

Câmpus Palmas
Diretor-Geral pro tempore – Luciano Martignoni, eleito com 51,08% dos votos.

Câmpus Paranavaí
Diretor-Geral pro tempore – José Barbosa Dias Junior, eleito com 61,10% dos votos.

Câmpus Telêmaco Borba
Diretora-Geral pro tempore – Karina Mello Bollinaure, eleita com 57,12% dos votos.

Câmpus Umuarama
Diretor-Geral pro tempore – Alan Rodrigo Padilha, eleito com 52,25% dos votos.

Conforme o cronograma presente no anexo 09 do regulamento, o relatório será encaminhado ao Conselho Superior do IFPR (Consup) na quinta-feira (14). Os cálculos da votação para Reitor e Diretores-Gerais do Câmpus Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá e da votação para Diretores-Gerais pro tempore, assim como toda a documentação dos câmpus, podem ser visualizados aqui.

Todas as informações sobre o processo estão presentes na página Processos de Consulta.