Período de rematrículas para cursos que iniciam novo semestre letivo no dia 25/01 – Campus Curitiba

ensino

Atenção! Prazos para os cursos que iniciam em 25/01 novo semestre letivo:

Graduação: Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Secretariado; Tecnologia em Massoterapia
Licenciatura em Pedagogia.

Subsequentes: Radiologia; Saúde Bucal; Mecânica; Eletromecânica.

A solicitação deverá ser realizada pelo sistema de protocolos;

De 25/01/2021 a 05/02/2021

Solicitação de matrícula em dependência, e pedido de matrículas para alunos fora do período (transferidos ou com trancamento de curso).

De 25/01 a 05/01
Solicitação de Certificação de Conhecimentos Anteriores e Aproveitamento de Estudos Anteriores. O/a estudante deve estar matriculado/a no componente curricular para o qual solicita dispensa ou ainda não tê–lo cursado.

O QUE É O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES?
– O Aproveitamento de Estudos Anteriores é o processo de aproveitamento de componentes curriculares cursados com êxito em cursos de nível médio, técnico ou graduação realizados anteriormente no IFPR ou em outra instituição de ensino. O aproveitamento só pode ser solicitado para cursos de mesmo nível de ensino (ex. cursou disciplina de curso superior e está matriculado atualmente em curso superior). É vedado o aproveitamento de estudos entre níveis de ensino diferentes.
O estudante que tenha frequentado curso superior e deseje aproveitar, nos cursos técnicos, os conhecimentos obtidos naquele nível de ensino deverá seguir os procedimentos de certificação de conhecimentos anteriores descrita adiante.

O QUE É A CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES?
– A Certificação de Conhecimentos Anteriores refere-se à certificação de componentes curriculares do curso em que o estudante está matriculado no IFPR ou que ainda não tenha cursado, para os quais seja comprovado o domínio de conhecimentos adquiridos anteriormente pelo/a estudante.
Podem ser objetos de certificação os conhecimentos adquiridos no trabalho, em estudos não formais ou em estudos formais de diferentes níveis de ensino.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES – Documentos e procedimento:
• Solicitação no Sistema de protocolos; https://protocolo.ifprcuritiba.com/
• O Estudante deve anexar os seguintes documentos:
• Histórico Escolar completo das disciplinas cursadas com êxito em outro curso de mesmo nível de ensino;
• Ementas (conteúdo programático) cursadas com êxito em outro curso de mesmo nível de ensino.
• O estudante deverá indicar em quais componentes curriculares deseja dispensa, mediante aproveitamento na área para digitação no sistema de protocolos.
• Após a retomada de forma presencial será indispensável a apresentação física dos documentos para validação. O estudante deverá apresentar as fotocópias e as originais dos documentos listados conforme agendamento que será publicado no momento.

CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES – Documentos e procedimento:

• Solicitação no Sistema de protocolos; https://protocolo.ifprcuritiba.com/
• Estudante deverá anexar um documento de texto que contenha um relato da experiência profissional e/ou de educação formal ou não formal que tenha relação com os conhecimentos dos componentes curriculares (disciplinas) que deseja dispensa (ex. informações sobre sua experiência/atuação profissional e de educação não formal que tenha relação com os conhecimentos dos componentes curriculares (disciplinas) a serem convalidados; histórico escolar de componentes curriculares cursados com êxito de diferente nível de ensino).
• No próprio sistema na área de digitação, o estudante deverá indicar em quais componentes curriculares deseja dispensa, mediante certificação.
• A comprovação do domínio de conhecimento é feita através de aprovação em avaliação, composta de prova e entrevista, conduzida por uma comissão própria, a qual estabelecerá os procedimentos e os critérios de avaliação, de acordo com a ementa prevista no Projeto Pedagógico do Curso.

De 05/01/2021 a 26/02/2021.
– Solicitação de Cancelamento de Componente Curricular, para os alunos de cursos Técnicos Subsequente, Graduação e de Pós – graduação.
Solicitação deverá ser realizada pelo sistema de protocolos sinalizando quais componentes devem ser cancelados.
Lembrando que ainda teremos as opções de trancamento de curso, de solicitação de transferência para outra instituição e justificativa de não entrega de atividade.
O trancamento de curso diferente de como era feito na forma presencial, poderá ser solicitado pelo sistema de protocolos a qualquer momento.
A solicitação de transferência para outra instituição, quando for de ensino médio integrado tem a obrigatoriedade de anexar ao sistema a declaração de existência de vaga da outra instituição.
Para entrega da justificativa de não entrega de atividade RDE, o aluno deve anexar obrigatoriamente um documento que comprove o motivo.

Para demais dúvidas enviar e-mail para secretariaacadêmica.curitiba@ifpr.edu.br