Professor do Campus Curitiba é convidado a escrever prefácio de livro de pesquisadores internacionais – Campus Curitiba

ensino

O professor-pesquisador Edilson Aparecido Chaves, professor de História do Campus Curitiba e professor colaborador do mestrado em ensino de História – ProfHistória da UFPR, escreveu o prefácio do livro: La elaboración de temas, comentarios de texto y otros trabajos de Historia de España en Bachillerato: procesos y aprendizajes, de pesquisadores de três países e dois continentes.

O livro aborda a construção das memórias escolares da História da Espanha no Bacharelado (1980-2021), curso anterior ao ingresso na universidade, e discute a disciplina de História (no caso da Espanha), focando em como os alunos se preparam para o ingresso na Universidade. Trata-se, de um livro sobre ensino e aprendizagem no ambiente escolar que aborda diferentes lugares, referenciais teóricos e perspectivas como memórias, currículos, manuais, materiais didáticos, emoções, aprendizagem formal e não formal, documentos utilizados e as marcas -vestígios- que os alunos deixam ao utilizá-los. Apresenta o trabalho de pesquisadores de diferentes países e continentes que permitem ao leitor saber o que estão investigando na área das ciências sociais e suas experiências educacionais no campo do ensino de História.

O livro é coordenado e organizado pelo professor Nicolás Martínez-Valcárcel professor-pesquisador do departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Murcia na Espanha. Conta ainda com pesquisadores como Martha Ortega Roldán, professora da Universidad Autónoma del Carmen, estado de Campeche México, Rosana Pasquale e Graciela María Carbone, professoras do Departamento de Educación de la Universidad Nacional de Luján Buenos Aires, Argentina e Ramón García-Marín, professor de Geografia Humana na Universidade de Murcia, Espanha.