Primeiro encontro do Círculo de Leitura UFPR/IFPR contou com a presença de representantes da UPES – Campus Curitiba

extensão

No dia 26 de agosto, sábado, aconteceu o primeiro encontro do segundo semestre de 2023 do Círculo de Leitura “Diálogos Críticos em Educação e Cultura” promovido em parceria entre Nesef/UFPR e Programa Loucos pela Vida/IFPR, que neste ano tem como tema “A perspectiva do humano ante o fascismo”. O evento aconteceu na UFPR Campus Rebouças, Sala 215, das 9h às 12h, tendo reunido mais de 40 professores/as e estudantes.

O tema deste encontro foi “Violência, Educação e Sociedade”. Houve apresentações dos professores Clarice Martins de Souza Batista, Osvaldo Alves de Araújo e Pedro Elói Rech, que discorreram sobre os textos indicados para leitura: Fascismo eterno, de Umberto Eco; Constrangimento e assédio, do livro Mercantilização da educação pública no Paraná; e Ódio aos professores, de Fernando Penna. Após as falas dos integrantes da mesa redonda tivemos participação expressiva do público na discussão das leituras e vivências.

Dentre os participantes desta atividade, destacamos a presença de representantes do movimento estudantil da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas – UPES: Mariana Chagas, presidenta da UPES; Tiago Martins, tesoureiro da UPES; Sophia Cloches, diretora de instituições privadas da UPES;  Ana Ponce, diretora de relações institucionais da UPES e Arthur Cavalari, estudante do Colégio Estadual do Paraná. Estes fizeram falas críticas sobre o contexto da educação no estado do Paraná, contribuindo para o enriquecimento do debate.

O próximo encontro do Círculo de Leitura “Debates Críticos em Educação e Cultura” acontecerá no dia 30 de setembro, no mesmo horário e local, com o tema “Plataformização do ensino e anulação do trabalho criativo”.

Para acesso aos textos do segundo encontro, entre em contato com: adriana.gagno@ifpr.edu.br