Visita técnica de estudantes de Psicologia da UNIPAR Campus Francisco Beltrão ao Programa Loucos pela Vida do IFPR Campus Curitiba – Campus Curitiba

extensão

No dia 5 de julho de 2023, sábado, pela manhã, o Programa Loucos pela Vida/IFPR recebeu uma visita técnica de estudantes e professores do curso de Psicologia da UNIPAR Campus Francisco Beltrão. O objetivo do grupo era conhecer as ações desenvolvidas na área da Psicologia para o desenvolvimento humano, a promoção e a prevenção em saúde mental por meio deste Programa, bem como ampliar o conhecimento sobre o que é um Instituto Federal, seus processos inclusivos e possibilidades de atuação do psicólogo neste tipo de instituição.

A visita técnica, que envolveu 39 alunos dos anos finais da graduação, foi idealizada e organizada pela Professora Dra. Thaís Cristina Gutstein Nazar, e teve a companhia da Professora Ms. Taise Signorini e da Responsável Técnica do Serviço Escola Dielli Capelli.

As professoras de Psicologia Adriana Pellanda Gagno e Berenice Romanelli e a diretora de ensino superior Nadine de Biagi Ziesemer receberam o grupo, realizaram uma exposição dialogada sobre a organização e funcionamento do IFPR e das ações que vêm sendo desenvolvidas na área da Psicologia e no âmbito do Programa Loucos pela Vida.

A professora Thaís Gutstein enviou o seguinte relato sobre esta visita técnica: “Novamente agradeço a importante contribuição que oportunizaram a todos nós. A experiência demonstrou aos alunos como a psicologia pode ser integrada em projetos de conscientização e prevenção relacionados à saúde mental e outras temáticas tão relevantes para a psicologia e para a sociedade. O contato com iniciativas que promovem o diálogo sobre questões psicológicas, bem como o entendimento sobre a importância de combater o estigma em torno da saúde mental, reforçou a relevância da psicologia na promoção do bem-estar coletivo. Ressalto além da relevância social e científica, o cuidado, a gentileza e o afeto que atravessa a prática profissional de toda a equipe”.

Texto: Programa Loucos pela Vida/IFPR