Curso de confecção de instrumentos musicais do Câmpus Telêmaco Borba é premiado – Instituto Federal do Paraná

Curso de confecção de instrumentos musicais do Câmpus Telêmaco Borba é premiado

O Curso de Confecção de Instrumentos Musicais do Instituto Federal do Câmpus Telêmaco Borba conquistou a segunda colocação entre os projetos de inovação e empreendedorismo da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) apresentados no II Seminário Nacional de Inovação Tecnológica (SENITIF), realizado entre os dias 24 e 27 de setembro, em São Luís (MA). O Seminário é promovido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e tem como objetivo promover a inovação entre as instituições de ensino da rede, preparando a comunidade docente e discente para o desenvolvimento da pesquisa aplicada à sociedade.

Para o Coordenador do Projeto Luteria, professor Rafael Augusto Michelato, a segunda colocação entre os melhores projetos do Brasil é um fator de motivação para os alunos do curso, já que podem compreender a envergadura da atividade em que estão participando.  “A premiação nestes eventos é muito importante para o curso de confecção de instrumentos musicais, pois se trata de uma vitrine para o nosso projeto, e também uma forma de mostrar que o IFPR faz inovação tecnológica, preocupada com a inclusão social e produtiva dos envolvidos”.

Sobre o Projeto Luteria

O Projeto Luteria é fruto da parceria entre IFPR, a ONG Unicultura e a empresa Klabin S/A. A atividade abarca o curso de Confecção de Instrumentos musicais, a criação de uma cooperativa com os alunos egressos do curso, a formação continuada de professores para utilização dos instrumentos em sala de aula e a formação de uma orquestra infanto-juvenil. Além da classificação no II SENITIF, o projeto foi também premiado pelo Ministério da Cultura por meio do Plano Brasil Criativo, que premia iniciativas na área da Economia Criativa, e aprovado em uma seleção nacional para a participação do Encontro Nacional de Educação Empreendedora em Brasília. “As premiações só vêm a reconhecer um trabalho que está sendo muito bem realizado, preocupado com as demandas produtivas da cidade de Telêmaco Borba, oferecendo uma possibilidade de diversificar o uso da madeira plantada na região, dando oportunidades a jovens se capacitarem em uma área com tanta escassez de mão de obra”, afirma a diretora geral do Câmpus Telêmaco Borba, professora Karina Mello Bonilaure.

Mais informações sobre o Projeto Luteria podem ser encontradas na página do Câmpus Telêmaco Borba.