Curso do IFPR comemora Dia da Radiologia com novidades para o próximo ano – Instituto Federal do Paraná

Curso do IFPR comemora Dia da Radiologia com novidades para o próximo ano

Nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, comemora-se o Dia do Profissional das Técnicas Radiológicas. Para celebrar a data, o Curso Técnico em Radiologia do Câmpus Curitiba traz boas novas à comunidade acadêmica e aos futuros alunos do curso. No sábado (10), será inaugurado o novo laboratório, que contará com um moderno Simulador de Raios X, entre outros acessórios. Também estão sendo adquiridos dezenas de livros técnicos relacionados à área.

E para fechar o mês em grande estilo, estudantes, profissionais e comunidade externa participam da tradicional Semana do Curso de Radiologia, a ser realizada de 19 a 23 de outubro.

O Dia do Profissional das Técnicas Radiológicas é celebrado em novembro em homenagem ao físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, considerado o “pai da Radiologia de Diagnóstico”. Nesta época, no ano de 1895, ele iniciou os primeiros estudos que culminaram na descoberta dos Raios X.

No Brasil, atualmente, a Radiologia se apresenta como um interessante e crescente campo de atuação profissional. “O mercado está aquecido pois, vários serviços de Diagnóstico por Imagem estão sendo abertos todos os anos e a demanda por essas modalidades de exames cresce a cada dia”, comenta a coordenadora do curso de Radiologia do Campus Curitiba, Professora Marinei Pacheco dos Santos.

Do ponto de vista do Sistema Único de Saúde (SUS), estes profissionais também serão cada vez mais requisitados. No final deste mês de outubro, foi publicada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União a portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. Os investimentos até 2014, de acordo com o Ministério da Saúde, devem chegar a R$ 4,5 bilhões. O objetivo é fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero e de Mama. O programa consiste na liberação de unidades oncológicas móveis terrestres e fluvial (carretas ou barcos) que vão percorrer locais considerados estratégicos nos municípios. A estimativa é que essas unidades tenham capacidade de fazer até 800 mamografias por mês. Cada uma contará com um técnico em radiologia e deverá ser equipada com pelo menos um mamógrafo.

Quanto à realidade salarial, explica a professora Marinei Pacheco, os profissionais da área, em grandes centros urbanos como Curitiba, recebem cerca de R$ 2 mil para jornadas de quatro horas diárias: “Essa realidade é diferente em localidades onde há carência de profissionais, situação em que os profissionais são mais requisitados e, consequentemente, melhor remunerados”, comenta.

O estudante Rômulo Silva Santos, de 32 anos, está no terceiro semestre do Curso Técnico em Radiologia do Câmpus Curitiba do IFPR. Ele está trocando a área de Segurança pela Radiologia. “Já estou estagiando em um grande hospital de Curitiba e pretendo fazer carreira nessa área, que só tende a crescer”, diz. “Quanto à formação oferecida pelo Instituto, sinto-me preparado para atuar no mercado: os professores são muito bons e a estrutura do curso está melhorando”, comenta.

Radiologia no IFPR
No IFPR, o Curso Técnico em Radiologia é oferecido na modalidade subsequente ao Ensino Médio, pois é preciso ter, no mínimo, 18 anos para trabalhar com radiação ionizante. Anualmente, são abertas 30 vagas, com ingresso via processo seletivo. Este é um dos cursos mais antigos de Radiologia do Paraná, levando-se em consideração que ele já era ofertado na Escola Técnica da UFPR, transformada em Instituto Federal do Paraná em de 2008 por meio da Lei 11.892.

Um dos destaques da formação oportunizada pelo IFPR é a importância repassada aos estudantes sobre a radioproteção. “É obrigação do profissional utilizar dosímetros, que são monitores de radiação ionizante, e enquanto instituição de ensino fornecemos esse equipamento para todos os alunos em estágio, preparando-os à necessidade do mundo do trabalho, além, claro, de reforçarmos com eles todos os procedimentos necessários para que a prática radiológica não ofereça riscos aos profissionais e pacientes”, afirma a coordenadora do curso.

Simulador de Raios X
A inauguração do Laboratório de Radiologia onde está instalado o novo Simulador de Raios X será neste sábado (10) às 10h, na Sede Salgado Filho do Câmpus Curitiba. O aparelho não possui emissor de radiação, mas simula o equipamento convencional. “O objetivo do simulador é treinar o posicionamento adequado do paciente para a realização dos exames”, explica Marinei Pacheco. O laboratório está equipado com todos os itens com os quais os alunos trabalharão no cotidiano profissional: acessórios diversos, biombos de chumbo, equipamentos de proteção individual plumbíferos (feitos de chumbo), etc.

Livros
Os livros que estão sendo adquiridos pelo curso reforçarão o acervo do câmpus. São cerca de 100 títulos sobre Radiologia e obras de áreas correlatas. A previsão é a de que os diversos títulos cheguem à biblioteca já para o primeiro semestre de 2013.

Semana do Curso de Radiologia*
Voltada a profissionais, estudantes e interessados no tema, a Semana do Curso de Radiologia é realizada todos os anos no mês de novembro. Nesta edição, o evento ocorre do dia 19 ao 23. Haverá palestras e minicursos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://semanacientificaifpr.webnode.com/. Além disso, ao longo da semana, estudantes do quarto período apresentarão os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Campanha Nacional
Celebrando o Dia Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter) exibe o filme “Radiologia – Minha Vida”. A obra está disponível no endereço www.conter.gov.br/minhavida.

* Mais informações sobre a Semana do Curso de Radiologia serão divulgadas em breve.