Deputados federais defendem mais unidades e verbas para o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Deputados federais defendem mais unidades e verbas para o IFPR

Trazer investimentos para a educação federal no Paraná. Com essa intenção, deputados da bancada paranaense no Congresso se reuniram com o Ministro da Educação, Fernando Haddad e trouxeram a aprovação para a construção de 08 novas unidades do Instituto Federal do Paraná no estado. Em breve o IFPR chegará a 20 unidades com câmpus próprios e unidades avançadas.

Sete deputados, participaram da audiência com o ministro e questionaram o baixo montante de recursos previstos para o IFPR no orçamento da União de 2010. O estado será o quinto com menos repasses federais para instituições do ramo entre as 27 unidades federativas (R$ 44,3 milhões para despesas com custeio, pessoal e investimentos). Se for considerar apenas os investimentos em obras ou aquisições de equipamentos (R$ 6,7 milhões), o Paraná é o terceiro estado com menos recursos do país. “Após esta discussão o ministro declarou a dívida que a Educação tem com o Paraná e imediatamente confirmou a liberação de recursos para novas unidades”, comenta o reitor do IFPR, Alipio Leal.

Para o deputado Angelo Vanhoni, que organizou a reunião, é preciso corrigir distorções em relação aos valores repassados a outras unidades federativas. “Nós somos o estado que mais investe o dinheiro arrecadado entre os contribuintes para arcar com os custos do ensino superior. Investimos mais que São Paulo. Em relação ao ensino técnico a desproporção também é visível”, completa Vanhoni.
Além do empenho do Ministério da Educação para reverter a situação, os representantes da bancada, que é liderada pelo deputado Alex Canziani, se comprometeram a destinar verbas de emendas individuais para amenizar a situação do IFPR. O dinheiro das emendas seria aplicado na compra de terrenos para a expansão.

Criado através da lei federal 11.892, o Instituto Federal do Paraná teria, inicialmente, 07 unidades (Curitiba, Paranaguá, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Umuarama, Foz do Iguaçu e Paranavaí). Mas através de parcerias com municípios e a viabilidade do MEC, o processo seletivo de 2009 contemplou vagas também em Londrina (com campus já estabelecido), Irati, Campo Largo, Assis Chateaubriand e Ivaiporã. Após a reunião com o Ministro, o IFPR recebeu autorização para atuar em Palmas, Cascavel, Jaguariaíva, e a última possivelmente no Vale do Ribeira.

Estiveram presentes na reunião os deputados Alex Canziani (líder da bancada), Angelo Vanhoni, Osmar Serraglio, André Vargas, Marcelo Almeida, Cezar Silvestre e Rodrigo Rocha Loures.