Semana do Servidor é celebrada com homenagens a aposentados e acolhida de novos servidores – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

"Na imagem há uma caixa com a logo do IFPR. Na frente da caixa há a honraria Mão de Saramago"
A honraria representa a união possível entre tecnologia e humanismo no processo educacional

Na sexta-feira (28), comemora-se em nosso país o Dia do Servidor Público, e, no IFPR, serão realizadas diversas ações que celebram a data. Na Reitoria, em Curitiba, as comemorações iniciam nesta quarta-feira, 26 de outubro, às 15h, com a solenidade de outorga do Mérito Educacional “Mão de Saramago” aos servidores aposentados e gestores do IFPR.

A honraria é representada pela obra artística “Mão de Saramago”, produzida pelo artista Alfi Vivern, que representa a união possível entre tecnologia e humanismo no processo educacional.

José Saramago formou-se Técnico em Mecânica, mas tornou-se célebre por sua extensão produção literária, com a qual conquistou um Prêmio Nobel de Literatura. Em solicitação do IFPR para que elaborasse uma frase que representasse esta síntese educacional presente nos Institutos Federais, o ilustre escritor respondeu por e-mail em 24 de julho de 2009: “Trabalhar com as mãos ensina muito”.

Acolhida aos novos servidores

Na quinta-feira, 27 de outubro, a partir das 8h30, será realizado o evento de acolhimento “Identidade IFPR: integração dos novos servidores”, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em parceria com o Gabinete do Reitor do IFPR. O evento de integração vai reunir cerca de 70 servidores empossados em seus cargos nos anos de 2021 e 2022, e tem como objetivo ser um momento de acolhida e apresentação da instituição.

A programação do evento conta com a palestra “A história e a relevância da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil”, a ser ministrada pelo reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta. Também estão previstas as participações dos cinco pró-reitores, dos diretores Executivo e de Infraestrutura.

O evento “Identidade IFPR: integração dos novos servidores” se encerra com a entrega dos certificados aos participantes. O documento é um símbolo do início da jornada profissional do servidor na instituição.

Eventos nos campi

Acompanhe no site das unidades as comemorações locais em alusão ao Dia do Servidor.