Dia Nacional da Matemática é lembrado com Seminário no Campus Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Dia Nacional da Matemática é lembrado com Seminário no Campus Curitiba

Cerca de 300 estudantes que integram o Ensino Médio do Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram na última semana do “I Seminário de Matemática: contextos e aplicações”. O evento foi realizado com objetivo de lembrar o dia Nacional da Matemática – comemorado em 06 de maio.

No Seminário os alunos tiveram a oportunidade de conhecer temas relacionados à área e desmitificar a ideia de que a matemática é difícil ou privilégio de poucos. “Nós buscamos aproximar alunos e professores com assuntos diferentes daqueles apresentados em aulas, incitando a curiosidade e o interesse em fazer novas descobertas, resgatando a essência do saber em Matemática”, explica o professor Roberto José Medeiros Junior.

O Seminário contou com três palestras: “Albert Einstein e as Geometrias não-euclidianas”, em que professor Roberto José expôs sobre a importância da geometria no cotidiano. “A partir da geometria euclidiana foi possível estudar as formas geométricas”, assinala. O professor explica que o desenvolvimento da teoria da matemática foi possível graças às dúvidas e questionamentos que um estudioso suscitava em relação à teoria alheia. “Foi apropriando-se da ‘nova’ geometria que o físico Albert Einstein conseguiu revolucionar a física no século XX”, completa.

A segunda palestra, “Aplicações do Programa de Pós Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia”, ficou a cargo da professora Crisiane Rezende Vilela de Oliveira. “O objetivo é mostrar aos alunos que com o auxílio de métodos matemáticos podemos resolver problemas em diversas áreas, como controle de dados do radar meteorológico do Simepar ou programação e seqüenciamento numa indústria de panificação”, destaca a professora.

Já o professor Nilton Brandão abordou a importância da Olimpíada de Matemática na vida acadêmica dos alunos. “Estamos próximos da primeira etapa das Olimpíadas 2009 e discutir esse tema é uma forma de estimular a participação dos alunos”. Brandão explica, também, que o IFPR já está inscrito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas públicas (OBMEP).  “Para os alunos, participar das Olimpíadas representa aprender um olhar diferente sobre o que já está sistematizado, significa a construção de novos conhecimentos”, finaliza.