Disponível o relatório 2021-2022 da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFPR – Instituto Federal do Paraná

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Disponível o relatório 2021-2022 da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFPR

Disponível relatório 2021 - 2022 da CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal do Paraná, responsável pela coordenação do processo de avaliação institucional interna do IFPR, disponibilizou o Relatório Avaliativo 2021-2022. O relatório apresenta os resultados obtidos pela avaliação institucional referente ao ano de 2021.

Avaliação Institucional

A institucionalização de práticas avaliativas se impõe pela necessidade de ampliação da compreensão da realidade institucional. A avaliação é um instrumento imprescindível ao desenvolvimento da Instituição vez que por meio do exercício avaliativo permite um aprofundamento de conhecimentos para apreender o contexto da realidade institucional, identificando suas lacunas, necessidades, potencialidades, além de permitir a correção de rumos e a segurança do caminhar na direção da consecução dos objetivos traçados.

A CPA agradece  aos servidores, estudantes, colaboradores e comunidade externa do IFPR que participaram deste processo tão importante para o desenvolvimento institucional do IFPR. O relatório é fruto do esforço institucional voltado à consolidação de uma política de uso dos dados obtidos na autoavaliação como subsídio para a consolidação de políticas e projetos em desenvolvimento, assim como para promover a implantação de novos projetos.

A avaliação foi processada de acordo com as Orientações Gerais para o Roteiro de Autoavaliação das Instituições, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), sendo os trabalhos conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) com apoio das Direções Gerais e equipes de servidores dos campi e Reitoria..

Sobre a CPA

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é instituída pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e é responsável pela implantação e desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários, pesquisas ou outras ferramentas) a serem desenvolvidas pela CPA servirão para o planejamento educacional e apontarão as áreas e setores que precisam de melhorias.