Documentários “Trânsito Caiçaras em Redes Fandangueiras” e “Quilombolas das Lauráceas” são lançados em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Documentários “Trânsito Caiçaras em Redes Fandangueiras” e “Quilombolas das Lauráceas” são lançados em Curitiba

Publicado em

Copiado!

O documentário “Trânsito Caiçaras em Redes Fandangueiras”, fruto de pesquisa realizada pela Professora Patrícia Martins, do Câmpus Paranaguá, e dirigido por Flávio Rocha, será lançado nesta segunda-feira (7), às 19h, na Cinemateca de Curitiba. A obra trata do Fandango Caiçara, dança tradicional das comunidades caiçaras que habitam a região de mata atlântica entre o litoral norte do Paraná e sul de São Paulo. Os autores partem dos bailes de fandango para resgatar detalhes, como a confecção dos instrumentos, e a memória do ritmo, que pode se tornar patrimônio imaterial brasileiro.

Na mesma ocasião, também será lançado o documentário “Quilombolas das Lauráceas”, do mesmo diretor, produzido por Jandaira Santos Moscal e Tatiana Kaminski.

Do Vale do Ribeira ao litoral, os documentários “Quilombolas das Lauráceas” e “Trânsitos Caiçaras em redes fandangueiras” tratam das fronteiras fluídas que, para além dos limites geopolíticos, constituem relações entre os estados do Paraná e São Paulo. Ambos foram produzidos por meio da Bolsa de Produção Crítica em Culturas Populares, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), entre 2010 e 2011, trazendo para a linguagem audiovisual as linguagens destes territórios culturais.

Cosmologias, técnicas e conhecimentos que constituem não apenas objetos do cotidiano, instrumentos musicais e suas próprias moradias, mas também são “ditos” em danças, expressões corporais e sonoridades que articulam as redes de parentesco e formas específicas de organização social. Dos bailes de fandango, em apresentações, festas comunitárias ou casamentos, aos modos de fazer quilombolas, em trançados que criam cestos ou telhados de casa, as pesquisadoras Patrícia Martins, Jandaíra Moscal e Tatiana Kaminski trazem nestes documentários as maneiras pelas quais estas comunidades produzem transformações e lutam por sua permanência nestes territórios.

O processo de pesquisa, produção, gravação e edição do material foi realizada durante o ano de 2011. Após o lançamento, os vídeos serão exibidos nas comunidades em que foram gravados.

Serviço:
Lançamento dos documentários “Quilombola das Lauráceas” e “Trânsitos Caiçaras”
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174)
Data: 7 de maio de 2012
horário: 19hs

QUILOMBOLAS DAS LAURÁCEAS
Pesquisa: Jandaira Santos Moscal e Tatiana Kaminski
Direção: Flavio Rocha

TRÂNSITOS CAIÇARAS
Pesquisa: Patricia Martins
Direção: Flavio Rocha

Topo