Editais de Transferência Interna, Externa e Aproveitamento de Curso serão lançados nesta segunda-feira (15) – Instituto Federal do Paraná

Estarão abertas, entre os dias 15 de outubro e 14 de novembro de 2012, as inscrições para o processo de Transferência Interna e Externa e de Aproveitamento de Curso para os cursos técnicos de nível médio e cursos superiores do IFPR. O ingresso se dará no primeiro semestre de 2013.

Podem se candidatar ao processo de Tranferência Interna os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores do IFPR. Eles podem pleitear vagas em outro curso de mesmo nível e modalidade no mesmo Câmpus ou em outro Câmpus da instituição, a partir do segundo período letivo do curso.

Já, o processo de Transferência Externa é destinado aos estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio ou superiores de outras Instituições de Educação Profissional. Estes estudantes estão aptos ao ingresso em cursos de mesmo nível e modalidade, a partir do 2º segundo período letivo do curso.

Os estudantes já diplomados em um curso técnico de nível médio ou superior podem tentar o ingresso em um novo curso técnico no IFPR por meio do processo de Aproveitamento de Curso. Para isso, é preciso que os cursos pertençam à mesma área do conhecimento.

Os cursos que abrem vagas para os processos de Transferência Interna e Externa e de Aproveitamento de Curso, o número de vagas disponíveis para cada curso e os períodos estarão descritos em Editais específicos para os cursos técnicos e superiores, que serão divulgados na próxima segunda-feira (15).

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas por meio de ficha de inscrição específica, a ser publicada juntamente com edital, e entrega da seguinte documentação ao Câmpus que oferta o curso desejado:

a) Para alunos de cursos técnicos do IFPR ou egressos do IFPR:

I. Ficha de Inscrição preenchida e impressa, conforme anexo I deste Edital;
II. Histórico Escolar do curso de origem emitido pela Secretaria Acadêmica do Câmpus;
III. Cópia da Carteira de Identidade; se for estrangeiro, cópia do RNE.

b) Para alunos de cursos técnicos externos ao IFPR ou egressos de cursos técnicos de
outras instituições de educação profissional:

I. Ficha de Inscrição preenchida e impressa, conforme anexo I deste Edital;
II. Histórico Escolar do curso de origem (cópia autenticada ou cópia simples com apresentação do documento original) contendo:
– o desempenho/rendimento obtido em cada disciplina;
– a carga horária de cada disciplina;
– a situação em cada disciplina: se aprovado ou reprovado.
Educação Profissional emitente.
Instituição de Educação Profissional, exceto para candidatos egressos de cursos técnicos.
V. Fotocópia autenticada (ou cópia simples com apresentação do documento original) do Diploma ou do Atestado/Certificado de Conclusão e do Histórico Escolar do curso técnico realizado, para os candidatos egressos de cursos técnicos.
VI. Cópia da Carteira de Identidade; se for estrangeiro, cópia do RNE.

c) Para alunos de cursos superiores do IFPR ou egressos do IFPR:

I. Ficha de Inscrição preenchida e impressa, conforme anexo I deste Edital;
III. Cópia da Carteira de Identidade; se for estrangeiro, cópia do RNE.

d) Para alunos de cursos superiores externos ao IFPR ou egressos de cursos superiores de outras instituições de ensino superior:

– o desempenho/rendimento obtido em cada disciplina;
– a carga horária de cada disciplina;
– a situação em cada disciplina: se aprovado ou reprovado.
III. Conteúdos Programáticos das disciplinas cursadas, autenticados pela Instituição de Ensino Superior emitente.
IV. Comprovante de estar regularmente matriculado, ou com matrícula trancada, em Instituição de Ensino Superior, exceto para candidatos egressos de cursos superiores.
V. Fotocópia autenticada (ou cópia simples com apresentação do documento original) do Diploma ou do Atestado/Certificado de Conclusão e do Histórico Escolar do curso superior realizado, para os candidatos egressos de cursos superiores.
VI. Carteira de Identidade; se for estrangeiro, RNE – fotocópia autenticada ou fotocópia simples mediante apresentação do documento original.

Os documentos deverão ser entregues pessoalmente na Secretaria Acadêmica do Câmpus do IFPR que oferta o curso escolhido ou enviados por meio de SEDEX postado até o dia 05 de novembro de 2012.

O resultado final será divulgado até às 18 horas do dia 07 de dezembro de 2012 nos sites dos câmpus do IFPR e no Mural da Secretaria Acadêmica do Câmpus. As matrículas serão realizadas de 13 a 15 de fevereiro de 2013.