Em reunião com comunidade indígena, Campus Coronel Vivida discute elaboração de inventário florestal – Instituto Federal do Paraná

Servidores do Campus Avançado Coronel Vivida, participaram, na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro, de reunião com a comunidade indígena Kaingang, que abrange parte dos municípios de Coronel Vivida, Mangueirinha e Chopinzinho. Durante o encontro, realizado na própria comunidade, foi discutido o Inventário Floresta Nacional, processo de natureza estatística e cartográfica que tem por objetivo avaliar a abundância, estado e condição dos recursos florestais nacionais.

De acordo com o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Daniel Vandresen, a iniciativa teve origem em diversas ações: em orientações de graduação a alunos indígenas da unidade, realizadas pelo Diretor-Geral Antônio Ferreira, na divulgação do processo seletivo do Instituto e em visitas à aldeia, principalmente. Em conversa com o cacique Milton Kathah Alves, em uma dessas visitas, surgiu a oportunidade de participar da reunião sobre o inventário, a ser executado na área florestal pertencente à aldeia – o qual, conforme Robert Miller, coordenador técnico do projeto, é o primeiro mapeamento realizado em território indígena no Brasil.

Durante a reunião, o cacique explicou o processo de conscientização ambiental desenvolvido na aldeia, bem como as possibilidades de geração de renda sustentáveis dentro do território. No mesmo encontro, representantes do Projeto de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (Gati) apresentaram diversos projetos e demandas necessárias à preservação e ao desenvolvimento do local.

“O objetivo da participação de representantes do Campus Avançado Coronel Vivida foi o de conhecer a realidade indígena e dialogar sobre cursos e projetos que possam contribuir para a autonomia da comunidade”, salienta Vandresen, explicando que, em 2016, três alunos indígenas iniciaram suas atividades no Instituto. “Dessa forma, pretendemos continuar contribuindo com a política de inclusão do IFPR, fortalecendo a oferta de cursos e projetos que oportunizem o acesso de índios no ensino federal”, complementa o diretor.

Além de Vandresen e Ferreira, participaram do encontro a pedagoga Fernanda de Souza, os professores Paulo Fortes, Lígia Fraga, Katyúscia Sosnowski e Eduardo Bischof e o Diretor do Departamento de Agropecuária de Coronel Vivida, André Zanatta.