Embaixador da Polônia faz visita ao Instituto Federal do Paraná – Instituto Federal do Paraná

Embaixador da Polônia faz visita ao Instituto Federal do Paraná

Na manhã desta terça-feira, dia 3, o embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, e a Cônsul, Dorota Joana Borys, visitaram a Reitoria e o Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. O objetivo do encontro é estreitar relações entre o IFPR e instituições da Polônia. Participaram da visita o reitor Alipio Leal, o pró-reitor de relações institucionais, Marco Aurélio Visintin e o assessor de relações internacionais, Antônio Carlos Gondim.

Durante a reunião, a cônsul e o embaixador conheceram a história do Instituto Federal – iniciada em 1869 pela colônia alemã de Curitiba. O reitor Alipio Leal aproveitou a ocasião para apresentar diversas ações desenvolvidas pelo Instituto, como a criação do primeiro curso técnico em agroecologia e os atuais investimentos na área de aqüicultura.

O embaixador Jacek Junosza Kisielewski ressaltou a importância da educação profissionalizante para o desenvolvimento da economia européia. Jacek relatou a experiência polonesa com a educação profissional e citou o exemplo das “Academias Politécnicas”, onde a educação profissional é ministrada separada da graduação convencional. “A oferta de cursos técnicos profissionalizantes se tornou uma grande alternativa à formação geral das universidades, contribuindo para a redução do desemprego que assolava a Polônia”, explica.

O pró-reitor de relações institucionais, Marco Aurélio Visintin, falou sobre a possibilidade de intercâmbio entre professores poloneses e docentes do IFPR. “Além da ampliação do conhecimento o intercâmbio proporciona uma rica interação entre as culturas”, destaca.

No fim do encontro embaixador disse estar muito satisfeito com a visita e as possibilidades concretas de parcerias. “Temos grande satisfação de chegar num momento histórico como este de criação dos Institutos Federais”, afirma.

Da esq. para dir. Marco Aurélio Visintin, Alipio Leal, Dorota Joana Barys, Jacek Junosza Kisielwski e Antonio Carlos Gondim

Consulado da Polônia em visita ao setor de Educação a distância do Instituto Federal, no Campus Curitiba.