Equipe do IFPR participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Equipe do IFPR participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos

Servidores da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR participaram do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH). Iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o encontro foi realizado de 10 a 13 de dezembro, em Brasília (DF).    O Fórum promoveu espaços de debate público sobre Direitos Humanos, abordando seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, participação social, redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos.

A delegação do IFPR foi composta por dois servidores da Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão: André Baida, coordenador de Políticas de Inclusão Social, e Josiane Maria Poleski, assistente em Administração. Ambos trabalham com políticas afirmativas e inclusivas. “Essa atuação profissinal nos motivou a ir até lá e participar dos diversos debates relacionados à inclusão”, explica André Baida.

“Houve discussões sobre ações de inclusão desenvolvidas pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) que foram importantes, tendo em vista que o IFB está inserido em um contexto semelhante ao nosso e essa discussão já está bem adiantada lá”, comenta Josiane Poleski.

A participação de equipe da Proepi no Fórum contribui para a discussão de temas relacionados aos Direitos Humanos no âmbito do IFPR, como Educação Popular em Direitos Humanos; Inclusão de Pessoas com Deficiência e outras forma de inclusão, como, por exemplo, a social.

O FMDH é composto por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas. As conferências e debates temáticos contaram com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais com reconhecimento internacional.

Os países onde as próximas edições do evento serão realizadas já foram escolhidos. Em 2014 o FMDH será no Marrocos. Em 2015, a Argentina sediará o encontro.

Saiba mais em https://www.fmdh.sdh.gov.br/.