Estudantes de Colombo desenvolvem e testam pontes de palito – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Estudantes de Colombo desenvolvem e testam pontes de palito

Publicado em

Copiado!

Para a disciplina de Física, estudantes do técnico integrado em Informática do Campus Colombo desenvolveram pontes de palito que suportam mais de 80 vezes o próprio peso. A atividade integra o projeto “Construções”, que inclui o registro de todas as etapas do estudo.

Esse registro foi feito pelos próprios estudantes em blogs criados e atualizados por eles mesmos – a relação com os endereços de todas as páginas está disponibilizada ao final desta matéria.

De acordo com o professor de Física Alysson Ramos Artuso, o projeto partiu do contexto de grandes obras de Engenharia realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, como a Ponte Estaiada, em Curitiba, e o Viaduto Guararapes, em Belo Horizonte.

Segundo ele, determinados questionamentos nortearam as atividades: “Por que esse tipo de obra custa tão caro? Quais são os cálculos e cuidados necessários para que a construção suporte a carga? Como a Física está presente nessas construções? Como elas impactam o local onde são construídas? Quais outras construções são feitas com princípios iguais ou similares?”.

Os alunos aplicaram ao projeto diversos conceitos da Física e da Matemática, como forças, leis de Newton, estática e trigonometria. “Eles ainda tiveram contato com softwares de cálculo estrutural, sendo que alguns grupos fizeram uma análise desses programas com base em suas experiências e conhecimentos da área técnica”, conta o professor.

Além das atividades práticas, da reflexão sobre aspectos teóricos e da aplicação desses conhecimentos em um projeto específico, os estudantes pesquisaram sobre grandes construções recentes no Brasil, incluindo dados de orçamento, execução e fiscalização, e também sobre construções de mobilidade urbana que afetaram seu cotidiano no município, indicando os impactos trazidos por essas intervenções.

Blogs
Confira, a seguir, os blogs criados pelos estudantes para o registro das atividades do projeto “Construções”.

https://fisicaconstrucoes.blogspot.com.br/
https://projetoconstrucoesdefisica.blogspot.com.br/
https://projetoponteponteifpr.blogspot.com.br
https://projetofisicaestatica.blogspot.com.br/
https://projetopontes2017turma2016.blogspot.com.br/
https://ifprgrupodefisica.blogspot.com.br
https://mypontes.wordpress.com/blog/

Fonte: Campus Colombo do IFPR.

Topo