Estudantes conhecem oportunidades de intercâmbio no Canadá – Instituto Federal do Paraná

Estudantes conhecem oportunidades de intercâmbio no Canadá

Na noite de segunda-feira (17), Paul Brennan, presidente da Association of Canadian Community Colleges (ACCC), falou aos estudantes dos cursos superiores do Câmpus Curitiba sobre as oportunidades que os colleges canadenses oferecem aos estudantes da Rede Federal de EPT. O presidente da ACCC destacou que os colleges e Institutos Federais compartilham objetivos semelhantes, como a oferta de cursos educação profissional e tecnológica com ênfase na formação de profissionais para o mercado de trabalho. O palestrante também apresentou aos estudantes o Canadá e todos os benefícios oferecidos pelo governo federal por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras. “As bolsas são o suficiente para viver no Canadá, além disso, o estudante ainda recebe hospedagem as passagens aéreas para ir e voltar do intercâmbio”, exemplifica. Além de apresentar informações sobre os colleges canadenses, Brennam sensibilizou os estudantes sobre a importância de possuir uma experiência acadêmica no exterior tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal. “Vivemos em um mundo global e precisamos de cidadãos globais, capazes de pensar em soluções para as mais diversas áreas”, afirma.

Logo após a palestra, os estudantes puderam tirar dúvidas e interagir com os componentes da delegação canadense. O domínio de uma língua estrangeira – no caso, o inglês ou o francês – foi um importante tópico de discussão entre o palestrante e os estudantes. Os editais que abrem chamadas para vagas no Programa Ciência sem Fronteiras exigem que os candidatos tenham domínio mínimo da língua falada no país de destino. Para as vagas no Canadá, é exigido o nível intermediário, que deve ser comprovado por meio de exames de proficiência, como o TOEFL ou o IELTS. Sobre o assunto, o reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, afirmou que a instituição vai oferecer cursos de inglês para aqueles que pretendem se candidatar às vagas do programa Ciência sem Fronteiras. “O intercâmbio é uma oportunidade de ampliar a visão de mundo, de conhecer uma nova cultura, uma nova gastronomia, uma nova língua. São coisas que vão além do conhecimento que será adquirido em sala de aula. E é de nosso interesse auxiliar os estudantes do IFPR que queiram se candidatar a um intercâmbio por meio das chamadas do programa Ciência Sem Fronteiras”, revela.

Outras informações sobre as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino cadadenses aos estudantes do IFPR e de toda rede federal de EPT podem ser consultadas junto à Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES) pelo email daes@ifpr.edu.br. Informações sobre os colleges canadenses estão disponíveis no endereço www.techinstitutescanada.ca.

O conteúdo da palestra foi gravado e será repassado aos estudantes de outros câmpus do IFPR.

O que são os colleges?

Os Colleges of Applied Arts and Technology ou Institutes of Technology and Advanced Learning são instituições que oferecem cursos de educação profissional e tecnológica e cursos superiores de bacharelado no Canadá. Assim como os Institutos Federais no Brasil, essas entidades têm como objetivo principal preparar estudantes de cursos de nível médio e superior para atuação no mercado de trabalho.

Estudantes podem se candidatar a bolsas de estudo no Canadá até o dia 8 de julho

A Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses (ACCC) disponibilizam, por meio da Chamada Pública nº 147/2013, mil vagas nos colleges canadenses para os estudantes da rede federal de EPT. As inscrições são para bolsas de graduação-sanduíche e ficam abertas até o dia 8 de julho. As atividades no país de destino têm início a partir de janeiro de 2014.

Para participar, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior das Instituições da Rede Federal; ter nacionalidade brasileira; ter cumprido de 20% a 90% do currículo previsto para seu curso e obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, além de apresentar teste de proficiência em idioma (inglês ou francês). O teste de língua inglesa será ofertado gratuitamente pela Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (FULBRIGHT), de acordo com a disponibilidade de vagas.

A permanência do aluno no país de destino terá duração de até 12 meses para realização de estudos em tempo integral, podendo ser estendida por até seis meses. Todas as despesas serão custeadas pelo programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com as taxas escolares e bolsa mensal ao estudante, além de conceder auxílios para instalação, saúde, deslocamento e material didático.

Mais informações na página do Ciência sem Fronteiras na internet.

Mais informações sobre a visita da delegação de representantes das instituições ligadas à ACCC ao IFPR: