Evento via Educação a Distância marca lançamento do Propós – Instituto Federal do Paraná

Evento via Educação a Distância marca lançamento do Propós

Em evento realizado nos estúdios do EAD/IFPR, no dia 13 de setembro, representantes do IFPR e da UTFPR estiveram reunidos para o lançamento do Programa de Pós-Graduação do IFPR – o PROPÓS. Os reitores do IFPR e da UTFPR, professores Irineu Colombo e Carlos Eduardo Cantarelli, junto com Ezequiel Westphal, pró-reitor de Ensino e do professor Fabio Kurt Schneider (UTFPR), participaram da solenidade.

A iniciativa tem como objetivo oportunizar aos servidores da instituição condições para a formação continuada em cursos de mestrado e doutorado. A política de pós-graduação do IFPR vem sendo implementada há um ano pela Diretoria de Ensino Superior e Pós-Graduação, ligada à Pró-Reitoria de Ensino (DESUP/Proens), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), por meio da tratativa de convênios científicos-educacionais com vários programas de pós-graduação em universidades públicas estaduais e federais do país.

Os primeiros resultados desta etapa podem ser conferidos na oferta de 300 vagas aos servidores do IFPR no Curso de Especialização em Gestão Pública do Câmpus EaD – ação que estendeu as políticas de pós-graduação aos servidores interessados em cursos de pós-graduação lato sensu – e no convite aos servidores do IFPR realizado pela UTFPR, que prevê em seus editais de processos seletivos para o ano de 2013 um adicional de 20% das vagas para servidores públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior. Alguns Programas da instituição já estão com editais abertos.

O reitor Irineu Colombo enalteceu o trabalho da Pró-Reitoria de Ensino e o espírito de colaboração da UTFPR. Enfatizou também que o documento que lança critérios e regulamenta a autorização de afastamento de servidores do Instituto Federal do Paraná para qualificação e capacitação está em andamento. Já, o reitor da UTFPR, professor Cantarelli, destacou que a parceria entre as instituições é essencial e muito benéfica para o desenvolvimento profissional e para a política de carreira dos servidores. Já o pró-reitor Ezequiel Westphal informou que o IFPR também está em diálogo com outras instituições para efetivar a parceria ampliando as áreas do conhecimento ofertadas pelos servidores. Westphal enfatizou que um dos resultados do Propós será construir uma base de servidores altamente qualificados e que estão em estudos resoluções internas que irão prever bolsas e até colaboração entre os programas. Também lembrou aos servidores a importância do mapeamento que está sendo realizado pelo programa até esta sexta, dia 14, destacando que se trata de um diagnóstico para identificar a demanda da instituição.

Formulário de intenções

Os servidores que têm o interesse em prestar o processo de seleção em um curso de mestrado e doutorado na UTFPR devem informar as suas intenções através do link https://200.17.98.136/posgraduacao/inscricao.php até 14/09/12, para que a Coordenação de Pós-Graduação da DESUP/PROENS possa ter diagnóstico das áreas de interesse do candidato.