Experiência na França marca vida de alunos e servidores do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Experiência na França marca vida de alunos e servidores do IFPR

“Na minha vida profissional, vai abrir portas e oportunidades no futuro; na pessoal, fez eu acreditar que posso ir tão longe quanto imagino a partir dessa experiência”, declara a aluna Liriane Santos, do Campus Irati, do Instituto Federal do Paraná. A discente voltou recentemente de sua experiência na França, junto com um grupo de cinco alunos e três servidores do IFPR.

A viagem aconteceu em outubro, durou duas semanas e teve dois momentos: a primeira parte foi a vivência em escolas agrícolas no interior do país, na região de Corbie; a segunda, a participação no Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade” em Arras. A escolha dos participantes se deu por edital específico, tanto para professores quanto para discentes. No caso dos alunos, a seleção levou em conta a vulnerabilidade socioeconômica, dando preferência àqueles cuja principal fonte de renda familiar é agrícola.

“A experiência foi magnífica. Na escola agrícola, pudemos participar das atividades práticas junto com os alunos franceses e perceber as particularidades do ensino no país que nos recebeu. No fórum, pudemos debater sobre vários assuntos envolvendo a temática da agroecologia, tivemos a oportunidade de conhecer produtores da região da cidade-sede do evento e outras instituições de ensino”, relata a aluna Ana Paula Alves, do Campus Palmas.  Ana chegou a conceder entrevista a uma emissora de TV francesa, falando um pouco sobre a diferença na produção animal dos países.

As disparidades entre as práticas dos países também foram destacadas pelo aluno Lucas Silvério, do Campus Ivaiporã: “As práticas agroecológicas são um pouco diferentes daquelas com que estou acostumado. Pude trazer conhecimentos inovadores para o grupo de bolsistas e estudantes do meu curso e tive a oportunidade de agregar valores aos trabalhos que desenvolvemos em nosso campus”.

A aluna Lucimara Arrigoni, do Campus Assis Chateaubriand, extrapolou as barreiras acadêmicas e realizou uma reflexão sobre as diferenças ambientais entre os países: “Percebi ainda mais o quanto é importante valorizar os recursos que possuímos, cultivar aquilo que precisamos e cuidar mais das fontes naturais. É necessário incentivar e promover a tomada de consciência para a preservação, não só dos produtores, mas principalmente das crianças e adolescentes, que construirão o futuro”.

A Coordenadora de Relações Internacionais do IFPR, Renata Ferreira, acompanhou a equipe para estreitar relações com a França e ajudar na adaptação com a língua. Ela comentou que, além da programação em sala de aula e em campo, com vivências, oficinas e discussões, foram organizadas festas e passeios para os convidados. “Eles aprenderam muito, mas presenciar a emoção dos alunos vendo os pontos turísticos ou tendo sucesso em alguma atividade pela primeira vez foi realmente comovente”, ressalta.

Embora houvesse, a princípio, algumas possíveis “barreiras”, como o idioma e o próprio relacionamento entre os alunos do Instituto – já que não se conheciam – , elas foram facilmente superadas no próprio desenvolvimento das atividades. A professora Ana Cláudia Radis, do Campus Irati, destaca o intercâmbio de conhecimento que aconteceu: “A convivência com estudantes e professores de outras instituições e de outro país é enriquecedora, tanto no sentido cultural quanto no da ciência e da pesquisa realizada nos diferentes lugares. A convivência entre os participantes do Fórum foi harmônica, e a nossa delegação pôde vivenciar um acolhimento positivo, em que tanto os franceses quanto os brasileiros estavam dispostos a colaborar com compreensões de ações e aprender um pouco sobre o outro país”, afirma.

“O conhecimento só se torna conhecimento a partir do momento em que compartilhamos o que sabemos. Estou organizando, com meus orientadores, momentos para transmitir minha experiência”, declara Lucas. A professora Ana afirma que eles pretendem divulgar o relato da viagem para os campi, podendo não apenas repassar, mas também discutir ações concretas e específica para cada um deles. “Além disso, estamos trabalhando na realização de um documentário sobre o Fórum e uma mostra fotográfica da nossa viagem”, coloca.

O professor Frank Silvano Lagos, do Campus Palmas, destaca que ações como essa são fundamentais para o desenvolvimento institucional. “A participação nesses eventos – além de divulgar em outras esferas a produção do IFPR – promove o estreitamento de laços com outras instituições, podendo proporcionar futuras parcerias, além de agregar conhecimentos tanto em aspectos técnicos como culturais, fundamentais no processo de formação de acadêmicos e aprimoramento de prática docente, seja em atividades de ensino, como de pesquisa e extensão”, finaliza.

As fotos da viagem estão disponíveis em uma página no Facebook criada para a ocasião. E confira as outras matérias sobre a viagem aqui e aqui.]]>