Única no Oeste do Paraná, Física forma sua primeira turma – Campus Foz do Iguaçu

Única no Oeste do Paraná, Física forma sua primeira turma

O curso superior de Licenciatura em Física do IFPR– Foz do Iguaçu comemora a formação da sua primeira turma de alunos. Implantado em 2014, a graduação é a única na Região do Oeste do Paraná a oferecer a licenciatura especificamente em Física. O objetivo é formar bons profissionais na área do ensino da disciplina, atentos às diversas tendências e aptos a possibilitar aos seus alunos o acesso ao conhecimento investigativo, científico e tecnológico.

A estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física do IFPR – Foz do Iguaçu prevê que o aluno tenha contato com disciplinas de Física, Matemática, Educação e outras. Os alunos têm a oportunidade de aliar teoria e prática nos laboratórios utilizados ao longo de toda a graduação. O curso conta, também, com oficinas de ensino-aprendizagem, nas quais os discentes são estimulados a produzir atividades didáticas e desenvolver metodologias, integrando conteúdos de Física e Educação.  “Acredito que esse seja o nosso diferencial. Hoje, estamos formando profissionais completos, com um perfil que concilia o domínio dos conteúdos específicos em Física e a parte pedagógica”, destaca o professor do curso, Henri Leboeuf.

A formanda Érica de Freitas Gonçalves enfatiza o quanto está feliz em ter optado por ingressar na graduação inédita na região.  “A Licenciatura em Física me surpreendeu muito!  Eu sempre gostei de Física e com o curso vi que há muito mais coisas fascinantes a aprender. As disciplinas pedagógicas me fizeram enxergar o verdadeiro papel de um professor. Hoje, estou muito bem preparada para entrar em sala de aula tanto para ensinar os alunos, quanto para aprender. Quero, futuramente, fazer mestrado, doutorado e seguir me aperfeiçoando”, ressalta a recém-formada.

Falta de profissionais qualificados – O Censo da Educação de 2015 revelou que, no Brasil, quase metade dos professores do ensino médio dá aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. O problema atinge escolas públicas e privadas e   a situação é ainda mais grave no ensino de Física. E foi para contribuir para reduzir essa lacuna que o curso de Licenciatura em Física do IFPR – Foz do Iguaçu foi desenvolvido.

Para se adequar, ainda mais, às demandas locais e regionais, o curso passa por ajustes. Originalmente ofertada no turno da tarde, a Graduação em Física está em fase de transição para o horário da noite. A turma que ingressou em 2018 já entrou como noturno. “A expectativa é de que consigamos formar mais profissionais ao longo do tempo e oferecer à sociedade professores de excelência na área de Física, porque há um déficit comprovado destes profissionais no cenário educacional da nossa região”, enfatiza o coordenador do curso, Vasco Neves.