Especialização em Ensino de Ciências e Matemática – Campus Foz do Iguaçu
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Atualizado em

Copiado!

O que faz um Especialista em Ensino de Ciências e Matemática?

A pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática está voltada para a qualificação de profissionais que atuam no ensino de Ciências (Ciências, Química, Física e Biologia) e Matemática nos mais diversos níveis e modalidades educacionais, com destaque para aqueles que atuam nos níveis fundamental e médio. Um especialista em Ensino de Ciências e Matemática possui uma formação que visa à inserção de conhecimentos e metodologias gerados pela área de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática nas práticas profissionais, buscando a produção de práticas inovadoras, mais efetivas e inclusivas.

Ao final do curso, o profissional estará apto a:

  • Estabelecer relações entre os saberes da área de pesquisa em ensino de ciências e matemática e a sua prática profissional no ciências e matemática;
  • Desenvolver práticas inovadoras e inclusivas no ensino de ciências e matemática;
  • Compreender a prática docente como campo de pesquisa e investigação constante.

Perspectivas profissionais

O perfil almejado do egresso do curso de pós-gradução contempla a formação de sujeitos comprometidos com o aprimoramento e atualização de suas práticas profissionais, visando à efetividade das mesmas em processos educativos que objetivam o desenvolvimento dos indivíduos nas suas múltiplas dimensões. O especialista em Ensino de Ciências e Matemática pode atuar na educação básica e no ensino superior, lidando com o ensino de conhecimentos básicos das áreas de formação de origem e conhecimentos teóricos e metodológicos da área de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática.

Forma de Oferta: Pós-Graduação em ensino de ciências e matemática – Modalidade Presencial

Requisito: O curso é voltado para profissionais envolvidos com o ensino de ciências e matemática, com licenciatura nas áreas de Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática e Pedagogia.

Acesso: Processo seletivo simplificado

Duração: Carga horária de 370 horas, podendo ser integralizados de 18 meses à 24 meses, com possibilidade de extensão à 36 meses, conforme regulação institucional.

Período: Vesperino e Noturno – Aulas ocorrem nas tardes e noites das quartas-feiras, com 4 aulas de 50 minutos pela tarde e 4 aulas de 50 minutos à noite.

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Ramos da Silva (esp.ecm.foz@ifpr.edu.br)

Projeto Pedagógico de Curso Vigente

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail esp.ecm.foz@ifpr.edu.br.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.