Campus Foz do Iguaçu promove etapa da Olimpíada de Robótica – Campus Foz do Iguaçu

Campus Foz do Iguaçu promove etapa da Olimpíada de Robótica

Na  sexta-feira (13), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizará a I Etapa da Olimpíada de Robótica do IFPR, na modalidade Seguidor de Linha.Esta etapa é interna ao Campus e será classificatória para a II Etapa, que reunirá todos os Campi do IFPR.

O evento será no Bloco de Ensino, às 14h30 e é aberto a todos os interessados. Participarão da Fase I, sete equipes, sendo seis formadas por alunos do Curso Técnico em Informática e uma composta por alunas da Licenciatura em Física. Cinco equipes participarão com Robôs Seguidores de Linha Lego e outras duas equipes com Robôs Seguidores de Linha com Arduíno.

Os professores Jésus Segantine e Evandro Cantú são os responsáveis por orientar as equipes de Robótica e organizar a etapa local. “Pela nossa experiência, vemos que o projeto desdobra-se como forte fator de motivação para os alunos seguirem na área técnica. Todos os estudantes encaram o evento como uma atividade lúdica e desafiadora, além de ser uma oportunidade única para que eles aprendam a trabalhar em equipe e compartilhar informações”, explica o professor de Informática, Evandro Cantú.

A Olimpíada IFPR de Robótica é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI/IFPR) na qual os campi participam por meio de um edital, recebendo recursos para aquisição de equipamentos e preparação das equipes. O Campus Foz do Iguaçu participa desde 2014 da Olimpíada e já conquistou boas colocações, com destaque para a edição de 2016, na qual ganhou o 1o lugar na modalidade “Seguidor de Linha Lego” e 2o lugar na modalidade “Seguidor de Linha Arduíno”. Além disso, com os recursos obtidos por meio dos editais lançados pela PROEPI, o Campus já conseguiu muitos dos materiais de robótica disponíveis no LabMaker.