IFPR Foz do Iguaçu realiza Audiência Pública – Campus Foz do Iguaçu

IFPR Foz do Iguaçu realiza Audiência Pública

O Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná realizou, nesta quinta-feira (05), a Audiência Pública para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023..

O evento contou com a presença de servidores do Campus, alunos, pais, representantes de instituições parceiras e gestores ligados à Reitoria, entre eles, o reitor Odacir Zanatta, o pró-reitor de Planejamento, Paulo Yamamoto, o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Luiz Nardelli e uma comissão composta por pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais, além de outros servidores.

O diretor-geral do Campus, Nelson de Castro Neto, deu início ao evento ressaltando a importância da Audiência para a construção das diretrizes que nortearão o Campus pelos próximos anos. “Com o apoio da comunidade interna e da Reitoria, já avançamos bastante nestes 9 anos de existência, mas há ainda muito a ser feito. Esta audiência é o momento de renovarmos nossas expectativas e seguirmos ampliando nossa missão de oferecer à sociedade uma educação de qualidade”, destacou o diretor.

Durante o evento, foram apresentados questionamentos, sugestões e demandas referentes aos diferentes eixos temáticos propostos. Entre as solicitações apontadas estavam algumas relacionadas à infraestrutura do Campus, tais como melhorias na iluminação, construção de restaurante, ampliação do estacionamento, criação de sala de estudos e de centro de línguas, construção de passarela com toldos, obras de acessibilidade e outros.

No que diz respeito à políticas acadêmicas e à gestão institucional, foram abordados temas ligados à carga horária dos servidores, verticalização dos cursos com criação de especializações e mestrados, contratação de mais docentes, melhorias na comunicação interna e externa e maior participação dos alunos nas decisões institucionais.

As audiências são um esforço conjunto de buscar alternativas para o crescimento e consolidação de todos os campi do IFPR”, reiterou o presidente da Comissão de Coordenação Geral do PDI, Paulo Yamamoto. Na ocasião, ele destacou o esforço que tem sido feito pela reitoria para captar recursos extra-orçamentários para investir em melhorias para os 25 campi do IFPR e poder atender aos pedidos que têm sido recorrentes nas Audiências.

O reitor, Odacir Zanatta, falou sobre algumas das conquistas que já têm sido alcançadas em relação à captação de recursos externos, os quais destacam-se aqueles oriundos de emendas impositivas de bancada, que já foram alocados, por exemplo, em editais para a construção de três restaurantes universitários em três diferentes campi. “Lutaremos para que mais editais como esses saiam e, assim, possamos contemplar o Campus de Foz do Iguaçu”, ressaltou.

O reitor se disse orgulhoso pela evolução que o Campus Foz do Iguaçu vem apresentando desde sua criação, em 2009, e apontou caminhos para a instituição. “Foz do Iguaçu é um Campus de fronteira e, portanto, com grande potencial para ser um catalisador de nossas relações internacionais com a América do Sul. Já estamos discutindo formas de trabalhar essa internacionalização e o Campus tem um papel fundamental nesse aspecto”.

O diretor-geral do Campus disse que compreende as reivindicações expostas nos formulários e que pretende construir um Plano Diretor baseado nessas demandas, mas ele lembrou que, atualmente, mais de 95% do orçamento do Campus está comprometido com o custeio de manutenção e pagamento de servidores. “Temos uma grande limitação orçamentária, mas vamos fazer de tudo para que o Plano seja um documento factível e a as melhorias pretendidas sejam viabilizadas.”, afirmou Nelson de Castro Neto.

Achei muito importante participar desta audiência e dar voz às demandas dos estudantes. Sabemos que o Instituto não funciona sem os alunos e, por isso, acho que devemos ter mais participação nas decisões que nos afetam”, ressaltou a estudante do 1 ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, Mariana de Souza Fengler.

Audiências nos campi Desde o dia 27 de fevereiro, o Instituto Federal do Paraná realiza audiências públicas para ouvir sugestões e esclarecer dúvidas, tanto da comunidade interna quanto externa, que levem à formatação de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para a instituição com vigência entre 2019 e 2023. O Campus de Foz do Iguaçu é o 12o campus a realizar as audiências, que vão ser realizadas até o dia 28 de maio.