Equipe da Itaipu visita o Campus – Campus Foz do Iguaçu

Equipe da Itaipu visita o Campus

Equipe do Ceasb/Itaipu conheceu o Laborátório de Edificações, o Escritório-Modelo e os projetos desenvolvidos pelo Curso Técnico em Edificações

A Equipe do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens do Parque Tecnológico Itaipu (Ceasb/PTI) visitou, nesta sexta-feira (27), o Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu com o objetivo de conhecer alguns projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e alunos do Curso Técnico em Edificações. A primeira parte da visita foi composta por apresentação de projetos e a segunda por visita ao Laboratório de Edificações e ao Escritório Modelo.

O evento foi uma iniciativa do setor de Empreendedorismo e Inovação do Campus, o qual tem como um dos objetivos estabelecer contato entre o Instituto e o setor produtivo em busca de novas parcerias. “A visita do pessoal é muito importante para que os professores e alunos percebam que a Itaipu e o PTI têm espaço para eles. Muitas possibilidades de captação de recursos e bolsas podem surgir a partir dessa aproximação”, explica o coordenador Itamar Pena Nieradka.

O projeto “Concreto com substituição parcial de agregados por vidro moído: relação entre resistência à compressão, trabalhabilidade e índices físicos”, coordenado pela professora Márcia Beck, foi apresentado pela aluna Emilly Berlanda, ex bolsista e voluntária do Projeto. “Acho importante apresentar nosso trabalho para profissionais experientes porque, assim, temos a chance de redefinir objetivos, obter novas perspectivas de trabalho e adquirir mais conhecimentos”, destaca a futura técnica em Edificações.

A coordenadora do curso de Edificações, Kathleen Dall Bello de Souza Risson, apresentou o projeto piloto intitulado “”Implantação de pista experimental em concreto permeável produzido com diferentes granulometrias de agragado graúdo”. Na ocasião, ela ressaltou que o curso dispõe de cinco professores com formação em Engenharia aptos a elaborar projetos alinhados com os objetivos da Itaipu e do PTI.

Já o professor Miguel Batista Oliveira fez a exposição de dois trabalhos coordenados por ele. O projeto “Desenvolvimento de compósito cimentício de alto-desempenho utilizando fibras”, que está ligado à sustentabilidade ambiental com aplicação de materiais recicláveis na construção civil e o “Escritório Modelo”, cujo objetivo é integrar alunos ao mercado de trabalho, promovendo sua capacitação técnica profissional e sua capacidade empreendedora.
O engenheiro civil e coordenador do Ceasb, Dimilson Pinto Coelho, elogiou os projetos apresentados e se disse aberto ao desenvolvimento de futuras ações conjuntas. “Me sinto até um pouco emocionado, já que também cursei o Técnico em Edificações e vejo o quanto o curso ajudou na minha formação. Vejo que muitos dos trabalhos desenvolvidos aqui no IFPR de Foz do Iguaçu têm grande potencial de aplicabilidade no contexto da usina e temos interesse em formar parcerias”, ressaltou o coordenador.

A gerente do Ceasb, Alexandra da Silva Belini, justificou a importância da visita. “Temos buscado estreitar relações com as universidades e institutos para que possamos somar esforços e promover o desenvolvimento do nosso território, fomentando projetos de qualidade e com capacidade para impactar, positivamente, nossa sociedade”.

A equipe de gestores aproveitou a ocasião e convidou os alunos e professores a conhecerem os laboratórios e projetos mantidos pela Itaipu Binacional. Foi acertado, também, que a Itaipu e o PTI apoiarão a realização da Semana de Edificações, a ser realizada em maio pelo IFPR – Foz do Iguaçu.

Participaram também da visita a analista de Geotecnia, Débora Fernandes, e os analistas de projetos Edson Luis Marques e Luis Sacapuca Aracayo.