Mostra celebra Dia Nacional da Matemática – Campus Foz do Iguaçu

Mostra celebra Dia Nacional da Matemática

IFPR celebrou “Dia Nacional da Matemática” com programação que  incluiu teatro, exposições, jogos matemáticos e apresentações de painéis

Para celebrar o “Dia Nacional da Matemática”, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou, na última sexta-feira (04), uma programação especial, que incluiu teatro, exposições, jogos matemáticos e apresentações de painéis. O evento foi coordenado pela professora de matemática, Luani Griggio Langwinski, e contou com a participação de turmas dos cursos dos níveis técnico e superior.

A apresentações foram inspiradas na obra do matemático brasileiro Malba Tahan. As peças teatrais tiveram roteiros adaptados a partir dos contos “As pérolas do Rajá”, “O problema dos 21 vasos” e “O problema dos três marinheiros”, e encenadas por alunos do curso Técnico em Meio Ambiente. Já os alunos do curso Técnico em Aquicultura apresentaram, à tarde, a peça “O problema dos 35 camelos”.

Além do teatro, a programação incluiU mostras e dinâmicas sobre temas variados, como a história da matemática, os principais matemáticos e suas descobertas, a matemática para deficientes visuais e surdos e jogos matemáticos online e manipuláveis que podem ser utilizados para o ensino e aprendizagem da matemática.

A ideia era mostrar como a matemática pode auxiliar outras ciências, estar presente em nosso cotidiano e nos ajudar a compreender o mundo. “Normalmente a matemática é o bicho papão do ensino. Ela muitas vezes é vista pelos alunos como a aplicação de fórmulas e uma lista de exercícios que devem ser resolvidos. Com toda a certeza podemos afirmar que o envolvimento neste trabalho ajudou os alunos a enxergarem com outros olhos não só a disciplina, mas a sua aplicação e atuação no mundo”, explica a coordenadora.

Entre os trabalhos expostos estava o aplicativo “Blindspot”, apresentado pelos alunos do 4o ano do curso de Informática, cujo objetivo é ensinar crianças com deficiência visual a aprender as formas básicas da geometria plana por meio de estímulos auditivos e táteis. “Já tinha em mente esse projeto e aproveitei o estímulo dado na aula de matemática para poder desenvolver um aplicativo que pudesse auxiliar na educação inclusiva”, disse o desenvolvedor do sistema, Pedro Ivo Martins de Vasconcelos.

Dia Nacional da Matemática – O dia 06 de maio foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) por ser o dia de nascimento do matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César

de Mello e Souza (1895-1974), mais conhecido como Malba Tahan. Muito apaixonado pela matemática, pela escrita e pela cultura árabe, Júlio César só conseguiu publicar seus contos em um jornal carioca quando adotou o pseudônimo de Malba Tahan. A partir daí, ele publicou diversos livros e alcançou fama por suas produções revolucionárias.