Alunos visitam centro referência nacional em gestão de materiais recicláveis – Campus Foz do Iguaçu

Alunos visitam centro referência nacional em gestão de materiais recicláveis

Curso Técnico em Meio Ambiente realizou visita técnica à Associação de Catadores de Santa Terezinha de Itaipu

Você sabia que o município de Santa Terezinha de Itaipu é uma referência nacional quando falamos em gestão de resíduos sólidos? 85% dos materiais recicláveis do município são destinados para reciclagem e grande parte deste mérito deve-se a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti). E é por isso que os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu realizaram, na última terça-feira (08), um visita técnica até a sede da Associação.

A coordenadora da visita, professora Fernanda Rubio, explica a atividade teve por objetivo complementar o conteúdo programático da disciplina de “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, possibilitando aos alunos vivenciar a prática da segregação, manejo e tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

Na Acaresti, os alunos e professores do curso foram recebidos pelo engenheiro ambiental Darlei Sauer de Souza, que ministrou palestra sobre o início das atividades de gerenciamento de resíduos sólidos no município, o histórico de criação da Associação e os projetos sociais que envolvem os catadores. Após a palestra inicial, houve um café colonial com produtos caseiros da região e visita monitorada pela estrutura física do centro de triagem. Para finalizar, os alunos receberam um kit “Sabão Ecológico Acaresti”, produzido com óleo de fritura usado, o qual inclui sabão em barra, pasta para limpeza de metais e sabão líquido.

A visita técnica foi muito proveitosa. Os alunos se envolveram nos questionamentos apresentados, ficaram atentos e foram muito participativos. Foi muito importante complementar o conteúdo técnico da disciplina e dar uma dimensão sobre a importância socioambiental e econômica da destinação correta do lixo”, destacou Fernanda Rubio.

Sobre a Acaresti – A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu – Acaresti é constituída por 42 catadores que trabalham num barracão de 1285 m2, equipado com o que há de mais moderno em termos de gerenciamento correto dos resíduos sólidos. No centro de triagem é realizada a venda dos materiais separados e prensados quinzenalmente e todo o lucro é dividido entre os associados conforme os dias trabalhados.