Campus Foz comemora boa participação no VII Se²pin – Campus Foz do Iguaçu

Campus Foz comemora boa participação no VII Se²pin

Uma semana de intensa programação, com diversas atividades ligadas à pesquisa, inovação, ensino, extensão e cultura. Assim foi o VII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), realizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), de 16 a 19 de outubro, na cidade de Londrina. O Campus Foz do Iguaçu participou do evento com 30 trabalhos acadêmicos e uma apresentação musical do projeto de extensão Clube da Música. A delegação de Foz ainda trouxe para casa um troféu na categoria “Nível Superior – Engenharias”.

O evento foi composto por oficinas, palestras, comunicações orais, sessões temáticas, oficinas, visitas técnicas, atividades culturais e eventos paralelos. Na modalidade “Comunicação oral”, foram apresentados três trabalhos: “Produção de composto utilizando biossólido e microrganismos eficazes”, apresentado pela aluna Karen Yuka Fugihara; “Escritório Modelo para desenvolvimento técnico e empreendedores”, apresentado pelo aluna Tamires Souza Razente; e “Densidade de estocagem de pós-larva de tilápias em sistema de bioflocos”, apresentado pelo aluno David da Silva Jesus.

No espaço da VI Feira de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná (IFTech), foram apresentados protótipos, produtos e processos inovadores desenvolvidos pelos alunos dos diversos campi. A aluna de Edificações, Melissa da Silva Rocateli, apresentou o trabalho “Estudo do efeito da adição de cinzas provenientes da combustão de lenha de Eucalipto em caldeira como adição ao concreto”. Já a estudante Isabelle Stranburger Correia, de Engenharia de Aquicultura, apresentou o projeto “Produção de peixes em sistemas de bioflocos”.

Os alunos do curso Técnico em Informática, Mateus Brustolin, Pedro Henrique Zimermann Zucco, Pedro Henrique Fagundes Marquardt levaram protótipos desenvolvidos por eles para compor a “Mostra de Robótica”.

Com um repertório composto por pop rock nacional dos anos 80, o Clube da Música fez uma apresentação vibrante que contagiou a plateia presente. A apresentação foi uma das várias apresentações culturais realizadas ao longo dos quatro dias de evento, as quais contaram com dança, música, teatro e outras performances artísticas.

A professora Fernanda Rubio, responsável pela delegação do Campus Foz, faz um balanço positivo da participação dos alunos no VII Se²pin. “Ficamos muito orgulhosos com a apresentação dos nossos alunos. Vejo que a cada ano eles aprimoram seus trabalhos e o esforço fica nítido nas boas apresentações. Tenho certeza de que a participação dos alunos no Se2pin contribui bastante não só para a formação acadêmica e científica deles, como também para a formação pessoal”, enaltece a professora.

Troféu 1Lugar – Outros 25 trabalhos foram apresentados sob a forma de pôsteres. Entre eles, o trabalho intitulado “Um extrusor de filamento de plástico em fonte aberta: estudos de montagem mecânica” destacou-se e levou o troféu de 1Lugar na categoria “Nível Superior – Engenharias”. Desenvolvido pelos alunos Renan Adriano Chiapetti e Micheli Trindade Moura, o projeto tem como objetivo desenvolver uma máquina capaz de transformar diferentes tipos de plástico em filamento para a impressora 3D.

“Fiquei bem surpreso e feliz com o prêmio recebido. Enxergo isso como um reconhecimento do esforço que a gente teve e acredito que a premiação seja mais um elemento para me motivar a seguir em frente e alcançar os resultados esperados. A partir de agora, vamos começar a adquirir os materiais necessários para construir o protótipo. A expectativa é que a gente possa produzir o filamento de plástico para impressora 3D a partir do reaproveitamento de resíduos plásticos que seriam descartados. Isso reduziria o custo e contribuiria para a disseminação de tecnologias verdes”, destacou o aluno do curso de Licenciatura em Física, Renan Chiapetti, responsável por apresentar o trabalho aos avaliadores.

O professor e orientador do projeto, Vasco Neves, acredita que o prêmio “chama a atenção para o trabalho que sua equipe vem desenvolvendo no Campus e pode ajudar na captação de novos recursos via editais. Com trabalhos como esse, queremos democratizar o acesso conhecimento inovador voltado à transformação da sociedade e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressalta o professor..

Veja mais em: VII Se²pin termina com 19 campi premiados

[Fotos] Facebook do IFPR – Campus Foz