Equipe de televisão grava matéria no Laboratório de Recursos Naturais do Câmpus Foz – Campus Foz do Iguaçu

Neste dia 11, foi filmado no Câmpus Foz do Iguaçu, pela Rede Massa, para o programa Caminhos do Oeste,  o abate do peixe Pacu realizado para a  industrialização do pescado. O  produtor e pescador Estevan Martins de Souza, da Colônia de Pescadores Z12, parceira do IFPR,  foi o responsável pelo abate, que acontece todas as quarta-feiras, com cerca de 400kg de peixes procedentes de tanques-rede.

Estevan enfatizou a importância da parceria entre a Colônia, Itaipu, Secretaria da Agricultura e o Instituto Federal do Paraná, que está oferecendo instruções de boas práticas para os pescadores.

O Técnico em Aquicultura Cezar Fonseca, formado na primeira turma de Aquicultura do IFPR, e que agora é pesquisador e bolsista do CNPq, juntamente com a Itaipu, Unioeste e IFPR, explicou que a Itaipu possui uma máquina que retira a espinha dos peixes e separa a carne (polpa), que pode ser utilizada nas merendas escolares.

Cezar também falou da importância do Laboratório de Recursos Naturais do Câmpus  para as pesquisas sobre a frequência alimentar e taxa de arraçoamento em juvenis de Carpa Húngara.