IFTech apresentará protótipos e produtos desenvolvidos por diferentes cursos do Campus – Campus Foz do Iguaçu

IFTECH

Nesta edição da IFTech, cinco projetos serão apresentados por discentes e coordenadores vinculados a diferentes cursos do Campus

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu realizará, na quarta-feira (24),das 15h às 17h30, a VII Feira de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná (IFTech). A IFTech foi pensada para ser um espaço de apresentações e de exposição de protótipos e produtos desenvolvidos pelos estudantes do IFPR de todos os níveis de formação.

Na ocasião, os protótipos dos projetos selecionados serão avaliados por convidados externos ao Campus, os quais poderão contribuir com sugestões de melhorias.

A coordenação do IFTech é do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPR – Campus Foz do Iguaçu.

Os projetos aprovados para esta edição da IFTech são:

GREEN GO: GAMIFICAÇÃO ETNOBOTÂNICA DA IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS DO IFPR

Curso: Técnico em Informática

Coordenador:Professora Marcela Turim Koschevic

Participantes discentes: Alana Brandão de Oliveira, Maria Eduarda de Oliveira Becker, Maria Eduarda Heck Souza Benedito, Nicolly Tavassi De Souza

Objetivo: Desenvolver e utilizar (em atividades de extensão voltadas para a educação ambiental) um jogo chamado “Green Go” voltado à identificação “etnobotânica” das plantas do Campus, com o intuito de promoção do reconhecimento e valorização das mesmas.

DESENVOLVIMENTO DE UM ALIMENTADOR PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO COM ACIONAMENTO REMOTO UTILIZANDO HOME ASSISTANT, NODE-RED E O PROTOCOLO MQTT

Curso: Pós Graduação em Internet das Coisas

Coordenador: Professor Evandro Cantú

Participantes discentes: Marcos Cesar dos Santos
Objetivo: Implementar uma solução em Internet das Coisas, de baixo custo, para alimentação dos animais de estimação de maneira automática e remota sob o conceito de casa conectada.

AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA

Curso: Licenciatura em Física

Coordenador:Professor Evandro Cantú

Participante discente: Anthony Gattelli

Objetivo: Apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. No caso do ensino de Física, visa utilizar tecnologias de automação e robótica para elucidar os conceitos de massa e peso.

ROBÓTICA EDUCACIONAL APLICADA NA CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ ARTICULADO COM BRAÇO ROBÓTICO

Curso: Técnico em Edificações

Coordenador:Professor Evandro Cantú

Participante discente: Eduarda Gonçalves da Cunha

Objetivo: Pretende-se, a partir do estudo de um braço robótico articulado, com movimentos em três dimensões, realizar estudos para a construção de um protótipo de robô articulado que possa se movimentar no ambiente.

USO DE VIDRO COMINUÍDO PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS

Curso: Técnico em Edificações

Coordenador:Professora Márcia Beck

Participantes discentes: Júlia Harmel, Ana Paula Loures do Couto, Maria Izabel Gottems da Silva, Beatriz Izabel Alves, João Paulo Fernandes Raicik Eduardo Alves Eidt

Objetivo: Verificar a viabilidade técnica da substituição do cimento portland e da areia pelo vidro cominuído, buscando produzir um concreto com características similares ao concreto de alta resistência, já que a composição do vidro é, basicamente, sílica, material análogo a sílica ativa utilizada na produção desses concretos. Busca-se, com isso, ajudar a minimizar os impactos ambientais causados pela fabricação do cimento e acúmulo de vidro em aterros sanitários, além de propor uma destinação adequada para as embalagens de vidro pós-consumo.