Sondagem de terreno é realizada para construção do Bloco Administrativo no Câmpus Foz do Iguaçu – Campus Foz do Iguaçu

No dia 02 de Abril uma equipe de profissionais especializados realizou a Sondagem do terreno nas dependências do Instituto Federal do Paraná, onde será construído o Bloco Administrativo do Câmpus Foz do Iguaçu. O procedimento de sondagem é uma das etapas que antecede o início das obras.

O trabalho de Sondagem possibilita ao engenheiro obter informações da sub-superfície, indispensáveis para projetar ou escolher o melhor tipo de fundação, bem como sua provável cota de apoio.
As informações fornecidas pela procedimento são as seguintes:
a- Coleta de amostras de solo, semi-deformadas de metro a metro, para uma posterior caracterização táctil-visual em laboratório, através do barrilete amostrador padrão;
b- Perfil geotécnico do local investigado;
c- Profundidade de ocorrência do lençol freático (nível d’água do subsolo);
d- Determinação da resistência do solo através do S.P.T. (StandardPenetration Test), ou seja, o número de golpes necessários para a cravação dos últimos 30 cm do barrilete amostrador por um peso de 65 kg, solto a uma altura de 75 cm em queda livre;
e- Fornecer informações sobre a consistência e compacidade dos solos investigados;
f- Demais fatores pertinentes.

Portanto, somente com a execução de sondagens a percussão é possível determinar as características e propriedades do subsolo dessa residência ou empreendimento, fornecendo todas as informações citadas acima. Um engenheiro de posse dessas informações poderá tomar decisões de projeto e execução mais eficientes, precisas, seguras e econômicas.