Câmpus participa da I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PELO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA – Campus Foz do Iguaçu

No dia 28 de maio, a servidora Ana Raquel Harmel participou da I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PELO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA, representando o Câmpus Foz do Iguaçu. O evento contou com a participação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, além de autoridades federais, estaduais e municipais, tanto do Brasil como da Argentina e do Paraguai. O foco do encontro foi discutir e viabilizar estratégias e ações de fortalecimento familiar e comunitário para atender as crianças da região, contando com o esforço comum dos três países.

A proposta da ministra foi a criação de um comitê de acolhimento e proteção dos direitos das crianças e adolescentes na região da fronteira, unindo num mesmo espaço os três países para a troca de experiências e conhecimentos. “Isso pode até ser ampliado para outros pontos. O importante é nos unirmos e buscarmos ações concretas para garantir a todos os jovens uma família, estudo, saúde, paz e dignidade”, afirmou.
Segundo as informações divulgadas durante as palestras, existem atualmente 215 milhões de crianças no mundo que trabalham em tempo integral. O Brasil tem 60 milhões de habitantes com idade inferior a 18 anos, e entre estes, 29% são crianças pobres. Em relação às crianças de 4 a 6 anos de idade, 1 em cada 4, está fora do ambiente escolar. De cada 100 estudantes do ensino fundamental, apenas 59 concluem o curso.
A ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, organização não governamental, sem fins lucrativos, responsável pela organização do evento, promove ações de acolhimento e fortalecimento familiar e comunitário, com o escopo de interceder e garantir os direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que perderam, ou suscetíveis à perda dos cuidados parentais. Sua história inicia em 1949, na Áustria, acolhendo órfãos da Segunda Guerra Mundial. Hodiernamente a Aldeias Infantis está presente em 134 países, atendendo mais de 2,2 milhões de crianças, adolescentes e jovens e suas famílias. A organização está no Brasil desde 1967, em 12 estados e no Distrito Federal, com 120 mil participantes neste período, sendo que em Foz do Iguaçu há 7 casas da Aldeias Infantis.
Por intermédio de um projeto criado pela Aldeias Infantis do Brasil, Argentina e Paraguai, o “Pipas Iguaçu”, estes países uniram esforços com a finalidade de mapear as oportunidades locais e identificar, articular e mobilizar lideranças com o propósito de planejar e efetivar atividades que contribuam, no plano inicial, com o desenvolvimento integral de 300 crianças em situação de vulnerabilidade e de 85 famílias de Foz do Iguaçu.