Alunos de Edificações participam de palestra sobre Geopolítica – Campus Foz do Iguaçu

Notícias

Alunos de Edificações participam de palestra sobre Geopolítica

Publicado em

Copiado!

Além de ajudar na formação crítica do aluno, palestra abordou temas bastante presentes nos vestibulares e Enem. Palestra foi ministrada pelo bacharel em Relações Internacionais e mestre em Geografia, Gustavo Glodes Blum

Primavera Árabe”, “Guerra na Síria”, “Eleição de Donald Trump”, “Terrorismo”, “Brexit”. Esses foram alguns dos tópicos abordados na vídeo-palestra “Geopolítica no Século XXI – Contexto e Atores Mundiais”, ministrada pelo bacharel em Relações Internacionais e mestre em Geografia, Gustavo Glodes Blum, e direcionada aos alunos do 3ano do curso Técnico de Edificações do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu. 

A iniciativa de promover o evento partiu do professor de Geografia do curso, Luiz Henrique Pastore Alves de Oliveira, com o objetivo de complementar a formação dos alunos. “Estamos trabalhando o conteúdo de Geopolítica na disciplina e achei pertinente convidar um especialista da área para aumentar a riqueza da discussão e propiciar o contato com as pesquisas científicas dentro deste campo de estudo”, explicou o professor.

O palestrante apresentou manchetes relacionadas à geopolítica mundial e destacou como a política internacional contemporânea gera conflitos e estratégias que influenciam diretamente a economia, o meio ambiente, as relações diplomáticas e a sociedade dos mais diferentes países. “Em Geografia Política, podemos dizer que pequenas coisas que acontecem pelo mundo são sintomas de estratégias e tomadas de decisão muito maiores”, ressaltou Gustavo Glodes Blum.

Na ocasião, o especialista também fez algumas indicações de leitura para os estudantes, indicando autores que são referência no estudo da geopolítica e da territorialidade, como José William Vesentini (“Novas Geopolíticas”) e Carlos Walter Porto Gonçalves (“A Nova Des-Ordem Mundial”).

Após a palestra, os alunos participaram com perguntas demonstrando grande interesse, especialmente por temas como o “Eurasianismo” e a Guerra na Síria. Para o professor Luiz Henrique, a palestra foi muito importante, pois, além de abordar questões bastante atuais que impactam as nossas vidas, tratou de conteúdos sempre presentes em vestibulares e também no ENEM.

Topo