Alunos do IFPR participam da V Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar – Campus Foz do Iguaçu

Os alunos do curso Técnico em Informática, do Câmpus de Foz do Iguaçu, Luis Fernando Walziniak Bogado e Keven Cardoso Toshiak, apresentaram na V Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar – V MICTI, o trabalho intitulado “Capacitação profissional no mercado gastronômico de Foz do Iguaçu: uma identificação da demanda local”, junto com outros autores Lucas Guilherme Siqueira, Paola Stefanutti e Nelson de Castro Neto.

Para Luis Fernando e Keven Cardoso, o projeto ajudou a identificar a qualificação dos profissionais ligados a gastronomia na cidade de Foz do Iguaçu, possibilitando ao IFPR conhecer a demanda para futura abertura de novos cursos na área de cozinha. Segundo o prof. Arcangelo Signor, nos eventos de iniciação cientifica os alunos demonstram as atividades desenvolvidas em parceria com seus orientadores, trocam experiência com diferentes instituições de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvem o intelecto humano e criam perfectivas de novas pesquisas.

As Instituições de Ensino Médio e Técnico Federal tem a pesquisa como um dos pilares para o processo de ensino-aprendizagem, porém suas ações, seus trabalhos e resultados, carecem ainda de caminhos que facilitem sua disseminação e tendem assim a perderem-se no tempo e no espaço. A MICTI é um espaço para que os alunos apresentem os trabalhos desenvolvidos, com o objetivo de: Estimular o desenvolvimento de atividades de iniciação de pesquisas técnico-científicas, com foco interdisciplinar; Proporcionar um espaço de compartilhamento de experiências de pesquisas com âmbito interinstitucional; Divulgar e qualificar a produção apresentada na mostra através das premiações para as diferentes categorias; Tornar público à comunidade em geral as iniciativas em prol da qualidade de ensino médio e técnico federal; e Estimular o desenvolvimento do espírito científico nos discentes, docentes, bem como na comunidade em geral, evidenciando o valor da pesquisa, da busca por soluções criativas, da análise e da interpretação de fatos no desenvolvimento humano e no progresso social.

Os trabalhos inscritos são desenvolvidos por alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos das Instituições pertencentes à Rede Pública de Ensino, que desenvolvem ou desenvolveram atividades de pesquisa sob coordenação, orientação ou supervisão de pesquisadores das Instituições.